domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

REDE ESTADUAL DE ENSINO REALIZA ATIVIDADES ALUSIVAS AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

LUIZA SANTOS - 07/11/2023 17:19

As escolas da rede estadual realizam, ao longo deste mês de novembro, diferentes atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente em 20 de novembro. A programação, que integra as ações da campanha do Novembro Negro, é composta por seminário, apresentações culturais, palestras, mesas de debates, oficinas, desfile e mostra de vídeos, dentre outras atividades, que têm o objetivo de fortalecer a luta contra o racismo e dar visibilidade à história de luta e resistência do povo negro.

A Escola Estadual Deputado Naomar Alcântara, localizada em Salvador, realizou, nesta terça-feira (7), a abertura do projeto “Minha pele é a linguagem… corpos, falas, movimentos: comunicação, linguagens e identidades afrobrasileiras”. A iniciativa visa valorizar a cultura e a história afro-brasileira e de seus afrodescendentes, na escola e fora dela; promover a reflexão e o resgate da identidade negra; e refletir sobre a temática proposta por meio de oficinas, palestras e mesas-redondas. A programação segue nos dias 9, 14, 20, 29 e 30 de novembro, quando acontecerá a culminância.

O estudante Pedro Henrique da Silva, 14, 8° ano, falou do aprendizado obtido através do projeto. “Com ele, temos a oportunidade de saber um pouco mais sobre a nossa história, principalmente dos nossos ancestrais e, também, de como combater o racismo. Tenho orgulho em dizer que Salvador teve um grande impacto na história do Brasil”.

O Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida, em Salvador, realiza, até o dia 13 de novembro, o 1° Seminário Antirracista, com a participação de diversos convidados para debater temas como políticas públicas de combate ao racismo; cientistas negros e negras; racismo ambiental; e ações afirmativas do Coletivo Crespo. No início da tarde desta terça-feira (7) foi realizada uma roda de conversa com o tema “Ancestralidades e negócios afrocentrados” e, na quarta (8), às 9h30, acontecerá uma mesa com convidados sobre o tema “Dos políticos negros e negras a uma política para negras e negros”.

Também em Salvador, o “Grêmio Matilha: educar e resistir”, do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, lançará, no dia 20 de novembro, às 8h, a campanha “Ensino antirracista para um futuro sem racismo”. O objetivo é estabelecer um parâmetro educacional livre de preconceitos e estereótipos e reconhecer a importância das contribuições da cultura africana para a formação da identidade nacional”.

Interior – No município de Governador Mangabeira, os estudantes do Colégio Estadual Professor Edgard Santos participam, nos dias 16 e 17 de novembro, no Clube Cultural da Cidade, da culminância do projeto “Consciência negra do CEPES”, com o tema “20 anos da lei n° 10.639/2003 – avanços e desafios”. A programação inclui apresentações de canto, dança afro, poesia e teatro; desfile da beleza negra; roda de samba; e degustação de comidas típicas. O professor de História e idealizador do projeto, Luís Carlos Borges, ressaltou a importância da atividade. “A intenção é fazer com que a comunidade escolar perceba a importância desta lei, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Básica de todo o país”.

FOTO: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.