sábado, 22 de junho de 2024
Euro 5.8473 Dólar 5.4623

PREFEITURA DE SALVADOR REALIZA AÇÃO DE RASTREAMENTO EM PREVENÇÃO AO CÂNCER DE BOCA

LUIZA SANTOS - 07/11/2023 17:25

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em alusão à Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca, realizou nesta terça-feira (7) uma ação de intensificação de rastreamento da doença, das 8h às 16h, na Praça Marquês Francisco, nos Barris. A iniciativa aconteceu através da parceria entre a Coordenadoria de Saúde Bucal da SMS e a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A ação teve como objetivo prevenir e diagnosticar precocemente lesões e alterações na boca que possam indicar a presença de câncer, uma das neoplasias mais comuns que afeta principalmente a região dos lábios, língua, gengivas e garganta. Embora seja uma doença que pode ser tratada com sucesso quando detectada cedo, muitas vezes é diagnosticada em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e reduz as chances de cura.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destaca que fortalecer estas ações é essencial para a prevenção ao câncer de boca na capital baiana. “Para além dessa iniciativa extramuros, estamos promovendo um intenso trabalho de cuidado na rede municipal de saúde, com palestras sobre a doença, prevenção e tratamento; melhoria no acolhimento e assistência e distribuição de kits odontológicos básicos. Nosso objetivo é garantir uma boa saúde bucal à nossa população”, reforçou a gestora.

A equipe responsável pela ação utilizou técnicas diversas para identificar possíveis sinais da doença. “Em caso de necessidade da realização de biópsia, o paciente é direcionado para uma unidade de referência. Além disso, visando reforçar os cuidados individuais preventivos, para cada um dos presentes também foram oferecidas orientações e informações sobre a importância da realização de exames periódicos, bem como dos hábitos de vida saudáveis que podem reduzir o risco de desenvolvimento do câncer de boca, como evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool”, completou a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Mylena Leal.

A pedagoga, Iracema Pereira, uma das beneficiadas na ação, reforçou a importância da iniciativa para a população. “É louvável esta ação. Parabenizo a Prefeitura pela ação no bairro. Fui bem tratada, foi muito bom. Que continue, pois a população carece destes atendimentos odontológicos para cuidar da sua dentição. Faço trabalho social aqui e sei a necessidade de cada um. Só tenho mesmo a parabenizar”, declarou.

Foto: Ascom/SMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.