A Unigel, que suspendeu as atividades de sua fábrica de fertilizantes em Camaçari, pode fechar as portas. A empresa já deu aviso prévio aos funcionários, cerca de 384 trabalhadores. A empresa acredita que poderá encontrar uma solução junto à Petrobras para não fechar a fábrica e reverter o aviso prévio. A Proquigel avisou sobre a paralisação das operações industriais da Unigel Agro BA, que desde 2021 arrendava a Fafen-BA, no último dia 1º de novembro. A Unigel informou que segue em negociações com a Petrobras para redução do preço do gás natural em patamar suficiente para viabilizar a operação da Unigel Agro BA, disse nesta segunda-feira.
Em outro front, duas agências de risco internacionais reduziram a nota de crédito da Unigel pela falta de pagamento de juros dos títulos de US$ 530 milhões, com vencimento em 2 de outubro, após o período de carência de 30 dias. A classificação é a mais baixa na escala das agências e indica situação de calote, conforme informações do Valor Econômico.
A Unigel, maior produtora local de fertilizantes nitrogenados e maior produtora de acrílicos e estirênicos da América Latina, tenta superar a crise financeira desencadeada pela queda acentuada dos preços de fertilizantes e petroquímicos no mercado internacional.
A Proquigel, segundo o sindicato, está operando a unidade da Unigel de forma deficitária desde o fim de 2022, “especialmente em razão do alto custo do gás natural fornecido pela Petrobras, que torna o preço final dos fertilizantes impraticável face aos preços praticados no mercado internacional”.
A fábrica de fertilizante foi arrendada no governo passado pela Petrobras para a Unigel por 10 anos, junto com a unidade de Laranjeiras, em Sergipe, mas ambas estão paradas, segundo o sindicato.
As fábricas de fertilizantes, segundo o Sindiquímica Bahia, também têm sido afetadas por uma queda dos preços da ureia comercializada por empresas estrangeiras no país, “tornando a concorrência inviável”.
A unidade de Camaçari tem capacidade para produzir 475 mil toneladas ao ano de amônia e ureia, importantes fertilizantes utilizados na agricultura. A Unigel investiu R$ 177 milhões em agosto de 2020 para realizar o arrendamento da fábrica de fertilizante nitrogenado (Fafen), em conjunto com uma outra planta semelhante instalada em Sergipe, pelo período de 10 anos. As duas unidades pertenciam à Petrobras.