A Bahia acabou de ganhar o seu primeiro meliponário público. Ele foi inaugurado pela Prefeitura de Vitória da Conquista na manhã desta segunda-feira (6), e vai funcionar no Orquidário Municipal Zilda Gusmão, como espaço para a reprodução das abelhas sem ferrão e para a conscientização dos visitantes sobre a importância das abelhas na polinização das plantas leguminosas, frutíferas e daquelas que possuem flores.
“Estamos no Sertão da Ressaca e precisamos gerar rendas. E é isso que estamos fazendo. Vamos doar 200 kits para pequenos produtores. Trabalhamos pela Educação, Meio Ambiente, Negócios. Não à toa, Vitória da Conquista é a melhor cidade para se investir, mais segura e com bons índices de Educação”, disse a prefeita Sheila Lemos.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, a entrega do meliponário na semana do aniversário da cidade é um belo presente. “O espaço já está aberto ao público e toda nossa equipe será capacitada pela professora Generosa, que foi a curadora, para que possamos instruir os produtores e informar os visitantes sobre a criação de abelhas e sua importância”, informou o secretário da pasta.
No município existem mais de 100 criadores de abelhas sem ferrão e o Meliponário Municipal de Vitória da Conquista vai ser um ponto de apoio para desenvolver a cultura. Alguns desses meliponicultores estiveram na cerimônia de entrega hoje e parabenizaram a Prefeitura pelo espaço.
“Nós parabenizamos a Prefeitura por essa entrega porque é uma iniciativa que deve ser seguida por outros órgãos governamentais de toda a Bahia”, disse o empresário Jordans Ramalho, diretor da Federação Baiana de Apicultora e Meliponicultura.
FOTO: Divulgação