sábado, 05 de abril de 2025
Euro 6.40205 Dólar 5.8539

NOTA DO ENADE: SÓ 16% DOS BAIANOS CONSEGUIRAM FICAR ENTRE OS MELHORES NO PAÍS

João Paulo - 01/11/2023 08:59

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas 16,8% dos estudantes baianos que fizeram o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 conseguiram ficar entre as maiores notas do país. A porcentagem é equivalente a 3.512 alunos de graduação dos 20.905 que fizeram a prova, nesta terça-feira (31). Com esse resultado, o estado fica na 20ª posição entre os estados com maiores notas no exame.

O Enade avalia os conteúdos programáticos previstos nas orientações curriculares dos cursos de graduação e as habilidades do estudante. As notas 4 e 5, que são as mais altas atribuídas pela avaliação do exame, estão concentradas majoritariamente nas instituições públicas de ensino superior. “Isto se deve a alta qualificação dos professores, em sua maioria, com doutorado, em dedicação exclusiva, dedicados à pesquisa. [Eles também possuem melhores condições para acompanhar os estudantes em projetos de iniciação científica, entre outras atividades que ocorrem continuamente nas [instituições] públicas”, analisa Elza Peixoto, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Faced/Ufba).

Por outro lado, Robert Verhine, professor da Faced e membro fundador da Academia de Ciências da Bahia, atribui o baixo desempenho geral dos baianos no Enade a problemas na formação básica. “Nós temos muitos indicadores do problema com a educação básica na Bahia, que tem uma das educações básicas mais problemáticas em todo país junto Maranhão, Piauí e Alagoas. Há uma herança que fez a Bahia não investir, historicamente, em educação básica como deveria investir. Até os esforços recentes não têm sido suficientes”, afirma.

A Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-Bahia) foi procurada para comentar os dados gerais do desempenho da Bahia no Enade, mas não respondeu até o fechamento desta matéria. A Associação Baiana de Mantenedoras do Ensino Superior também foi procurada para comentar os dados e não respondeu.

Crédito: Imagem de Igor Ovsyannykov por Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.