segunda, 14 de outubro de 2024
Euro 6.1645 Dólar 5.6515

SEMPRE LANÇA PRIMEIRA AÇÃO COM BASE NO CENSO INICIADO PELO CADASTRO DA CIPTEA

Victoria Isabel - 30/10/2023 08:19

A Prefeitura de Salvador avança em mais uma política pública voltada para o portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na última sexta-feira (27), na Estação Cidadania São Marcos, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) lançou sua primeira ação com base no censo, iniciado através do cadastro da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), criada para facilitar o reconhecimento a pessoas autistas em espaços públicos e privados.

Neste primeiro momento, um projeto de inclusão de crianças e adolescentes com TEA ao esporte, englobando as mães, foi apresentado para o grupo de familiares. “Muitas famílias têm dificuldade de acesso a terapias. Nosso objetivo é que com a prática da atividade esportiva essas crianças comecem a fazer coisas que não conseguiam antes, tornando-se mais autônomas, criando suas próprias rotinas, ao tempo em que consigam uma interação maior entre elas e com a própria família”, frisou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.

Além da prática esportiva, serão também oportunizadas orientações de fisioterapia, nutrição, práticas integrativas e neuroeducação.

CIPTEA – A carteira é gratuita e possibilita identificar a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em espaços públicos e privados, viabilizando o atendimento e evitando o constrangimento para as pessoas autistas e seus familiares, que por vezes, não apresentam características visíveis do autismo e precisam de prioridade em filas e atendimentos diversos. Um total de 1.388 carreiras já foi confeccionado. O documento é resultado da Lei Federal 13.977/20, batizada de Lei Romeo Mion, e é válido em todo o Brasil.

Foto: Vitor Santos/ Sempre

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.