O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reunirá na próxima segunda-feira (30) para uma reunião de emergência após pedidos dos Emirados Árabes Unidos para que haja mais um debate sobre o conflito entre e Israel e Hamas, que se intensificou por causa da operação terrestre israelense na Faixa de Gaza. A informação foi confirmada pelo Itamaraty neste domingo (29).
Durante o encontro, os países também deve discutir o corte nas linhas de comunicação entre Israel e Hamas. As ações por terra iniciaram na última sexta-feira (27). O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, usou as redes sociais para reforçar o apelo por “um cessar-fogo humanitário imediato, pela libertação incondicional dos reféns e por uma ajuda que corresponda às necessidades dramáticas do povo de Gaza, onde uma catástrofe humanitária se desenrola diante dos nossos olhos”.
Em reuniões anteriores do Conselho, o Brasil, a Rússia e os EUA propuseram resoluções para definir a postura da ONU diante do conflito, porém, os textos foram vetados por alguns dos países que integram o grupo. O Conselho de Segurança é composto por 15 países, dez com mandato rotativo e cinco permanentes (EUA, Reino Unido, China, Rússia e França). Atualmente, o Brasil é o presidente do grupo.
Foto: ONU/Rick Bajornas