domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MAIS DE 440 MIL CRUZEIRISTAS DEVEM VISITAR O ESTADO ATÉ MAIO DE 2024

João Paulo - 30/10/2023 13:00

Mais de 440 mil viajantes de cruzeiros devem desembarcar na Bahia até maio de 2024, totalizando 130 operações nos portos de Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, segundo divulgado pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur). A temporada teve início na última quarta-feira, quando cerca de três mil pessoas desembarcaram na capital baiana e passaram o dia visitando a cidade.

Esse foi o caso do casal gaúcho José Valdir Costa e Edi Costa, em sua segunda passagem por Salvador como cruzeiristas. Por volta das 15h, eles chegaram ao Farol da Barra, antes tinham visitado o Rio Vermelho, onde almoçaram em um restaurante de culinária baiana. Moradores de Novo Hamburgo, José e Edi viajavam com mais três casais, entre parentes e amigos.

A bordo do navio há 20 dias, eles seguiram para Ilhéus no início da noite, cidade na qual o cruzeiro faria a última parada antes de navegar até São Paulo, de onde pegariam o avião para o Rio Grande do Sul. Embora sejam cruzeiristas habituais, eles também visitaram a Bahia em outro formato, quando passaram alguns dias em um antigo resort da ilha de Itaparica.

Diretor de Turismo da Secult (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), Gegê Magalhães informou que o Município, em parceria com o Estado, está fazendo o acompanhamento da experiência dos cruzeiristas em Salvador, aplicando questionários por amostragem. “Para a gente saber o que está acertando, o que está errando e o que a gente pode melhorar”, explica.

Magalhães conta que a intenção é cada vez mais “antecipar” o Verão, trazendo o fluxo típico da estação antes mesmo da sua chegada oficial, em dezembro. A consolidação do mês de novembro como período de destaque da cultura afro vem dentro dessa perspectiva, com a realização do Salvador Capital Afro e o recebimento de outros eventos, a exemplo do Festival Liberatum, que deve trazer personalidades como Viola Davis à cidade.

Capitaneada pelo Estado, a captação de novos voos é outro fator destacado pelo diretor de Turismo, citando o início recente dos voos Salvador –  Varsóvia. De acordo com o Salvador Bahia Airport, em 2 de janeiro de 2024, a empresa Sky Airline irá iniciar operações ligando a capital baiana às cidades de Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile). E o número de voos semanais para Buenos Aires (Argentina) aumentará de quatro para seis, na segunda quinzena de dezembro.

Imagem de tigertravel por Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.