Na próxima semana, de 6 a 10 de novembro, a Câmara Municipal de Salvador realiza a votação para a 8ª edição do Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo – ano 2023, nas categorias de rádio, internet, TV e jornal impresso. Os 43 vereadores irão escolher cinco jornalistas que cobrem os assuntos da Casa, sendo um para rádio, um para TV, um para impresso e dois para internet.
Para concorrer à premiação, os veículos de imprensa enviaram os nomes dos seus profissionais que fazem a cobertura da Casa Legislativa soteropolitana para a comissão da premiação. O resultado será divulgado até 14 de novembro e a premiação será realizada com uma sessão especial no dia 5 de dezembro, às 10h, no Plenário Cosme de Farias, Paço Municipal.
Para o vereador Téo Senna (PSDB), autor do projeto, a honraria visa eternizar, de maneira simbólica, a memória de Jânio Lopo. Entre os motivos que justificam a homenagem, Téo reforça que “Jânio foi uma referência no jornalismo político baiano e sempre atuou de forma profissional, com muita competência e seriedade”.
Jânio Lopo trabalhou nos principais veículos impressos de Salvador e, dos seus 30 anos de carreira, 20 foram dedicados à área política. “Jânio conquistou a credibilidade e o carisma de inúmeros leitores, sendo um jornalista investigativo, sempre respeitando a ética que norteia a profissão” disse Téo.
O Prêmio
O prêmio foi instituído em 2010, através do Projeto de Resolução Nº 14/2010, de autoria de Téo Senna, sancionado pelo então prefeito João Henrique. A premiação é anual e tem como objetivo destacar o trabalho dos profissionais que fazem a cobertura política da Câmara Municipal, ao tempo em que presta uma homenagem ao jornalista Jânio Lopo, falecido em 5 de março de 2010. Desde a sua instituição, o prêmio já homenageou jornalistas como Emmerson José, Rita Conrado, Armando Mariani, Camila Marinho, Cristóvão Rodrigues, Andrea Silva, Adelson Carvalho, Victor Pinto, Henrique Brinco, Matheus Morais, entre outros.
Foto: Reginaldo Ipê (Ascom/CMS)