sábado, 13 de julho de 2024
Euro 5.9574 Dólar 5.4654

HEMOBA LANÇA CAMPANHA EM CONSCIENTIZAÇÃO À DOENÇA FALCIFORME

LUIZA SANTOS - 27/10/2023 14:53

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba) lançou a campanha “Quem tem já enfrenta muita dor. Ajude a combater o preconceito” em conscientização ao Dia de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme, comemorado nesta sexta-feira (27). O lançamento aconteceu no Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim (CERPDF), em Salvador.

Com o objetivo de incentivar ações acerca do conhecimento e diagnóstico da doença falciforme (DF), as atividades seguem até o dia 31 de outubro. Entre a programação estão atividades envolvendo live sobre os direitos das pessoas com doença falciforme, palestras sobre cuidado dos pacientes, exibição de filmes e ações lúdicas para as crianças.

A campanha é uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Segundo o Ministério da Saúde, a Bahia tem a maior incidência da enfermidade no Brasil, com cerca de 10 mil pacientes, enquanto o país tem em torno de 60 mil pessoas atingidas. Os dados apontam que a cada 650 nascidos vivos no estado, um possui a doença, enquanto a média nacional é de um bebê a cada mil nascimentos.

“Além dos direitos sociais, como passe livre, aposentadoria especial e auxílio doença, o direito à saúde é fundamental para os pacientes de doença falciforme, e isso inclui o acesso a diagnóstico preciso; medicamentos, como a hidroxiureia; tratamento eficaz e, muitas vezes, transfusões de sangue seguras”, destacou Jaqueline Guerreiro, coordenadora do Centro de Referência.

Foto: Camila Souza / GOV-BA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.