terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5476 Dólar 5.1782

GESTORES CELEBRAM RETORNO DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SALVADOR APÓS DEZ ANOS

Victoria Isabel - 27/10/2023 10:35

Salvador realiza, até esta sexta-feira (27), a VI Conferência Municipal de Cultura, evento que tem por objetivo promover a participação ativa da sociedade civil, artistas locais e demais interessados na formulação das políticas culturais do município de Salvador, para que, juntos, possam traçar novas diretrizes para a cultura em âmbito municipal. Cerca de 300 pessoas participaram do evento, que é também um marco de retomada após um hiato de dez anos.

O tema deste ano é Democracia e Direito à Cultura. Por isso, está sendo discutido o papel da cultura na promoção da democracia e na garantia dos direitos culturais de todos os cidadãos. A programação envolve discussões em grupos temáticos, divididos em seis eixos, a realização de uma plenária, performances e apresentações artísticas.

A abertura aconteceu nesta quinta-feira (26), no Quarteirão das Artes, na Ladeira da Barroquinha, no Centro de Salvador, com o cortejo da banda de percussão Yaya Muxima, descendo as escadarias do Teatro Gregório de Mattos (TGM) até o Espaço Cultural da Barroquinha.

Em seguida, representantes de órgãos municipais e federal da cultura realizaram uma mesa de abertura e de boas-vindas aos participantes do evento. Participaram da mesa o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro; o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho; a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural (CPMC), Ìyá Márcia; e a gestora da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Maria Marighella.

Em discurso, o presidente da FGM falou sobre a importância da retomada do evento e do retorno ao sistema de cultura em âmbito nacional. “Nós já temos um desenho de políticas públicas, desde a gestão de 2013, e com continuidade na atual gestão. Agora, a gente parte para as discussões, olhando para o passado, com o objetivo de proporcionar melhorias e partir para o futuro, com novas ideias e novas propostas. É uma grande reunião para conversar sobre a política cultural do município. Além disso, essa é uma grande festa da cultura, pois, por mais que estejamos debatendo, teremos atividades culturais ao longo dos dois dias de evento”, afirmou Guerreiro.

Pedro Tourinho definiu a conferência como um momento da escuta. “É um momento para sentar com todos os fazedores de cultura de Salvador, com todas as pessoas envolvidas nessa grande dimensão, que é fazer cultura em Salvador, para debater políticas públicas. Como podemos fazer melhor, trabalhar juntos, pensar em ideias novas, projetos novos, coisas que a gente pode melhorar. O tema tem a ver com democracia, porque realmente é o momento de todo mundo participar dessa construção de políticas públicas. Passaremos por vários assuntos aqui nessa conferência, desde como utilizar melhor os recursos, definir áreas para investir mais e trabalhar mais juntos. Então, é um momento, realmente muito rico de encontro”, reforçou.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.