Cerca de 77% da produção científica do Hospital Geral Roberto Santos é realizada por pesquisadores da própria unidade. A afirmação é do coordenador da Comissão de Ética e Pesquisa, Jorge Motta, e ocorreu durante a abertura da primeira Mostra Científica do hospital.
As pesquisas englobam áreas dos projetos de residências como enfermagem, fisioterapia, psicologia e nutrição. Um dos estudos apresentados foi sobre testes funcionais em pacientes com doenças cardiovasculares internados na UTI, do fisioterapeuta José da Natividade, supervisor da UTI Cardio, que afirma que a proposta é buscar um método diagnóstico com vistas a nortear a reabilitação, com possibilidades até de reduzir as reinternações, mortalidade e eventos adversos após a alta hospitalar.
Diretor médico da unidade, Osvaldo Neto, afirma que o hostital é focado em ensino, pesquisa e assistência, além do ganho para estudantes e profissionais que passam pelo local.
“Considerando que, além do contato direto com os pacientes, ainda há troca de experiencias entre as equipes multiprofissionais, entre preceptores. Ele também ressaltou a importância dos estudos que são aplicados para melhorar a assistência dos pacientes”, destacou.
Foto: Leonardo Rattes