sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ESPAÇO COR OFERECE SERVIÇOS GRATUITOS VOLTADOS À SAÚDE DA MULHER

Victoria Isabel - 26/10/2023 12:34

Até esta sexta-feira (27), mulheres de qualquer idade podem se dirigir ao Espaço Cor, situado no Piso L2 do Salvador Shopping, em frente à Livraria Leitura, para desfrutar de diversos serviços gratuitos, voltados à saúde e ao autocuidado feminino. No local, das 9h às 17h, é possível receber orientações médicas, passar por avaliação nutricional, verificar a pressão arterial e a glicemia, participar de rodas de conversa e oficinas de autoexame das mamas e receber orientação jurídica sobre plano de saúde, além de orientações sobre direitos sexuais, reprodutivos e ciclos menstruais.

Iniciado na quarta-feira (25), o Espaço Cor está sendo promovido pela Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias municipais da Saúde (SMS) e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). A ação é realizada em parceria com o Salvador Shopping, Instituto Afetto, Universidade Salvador (Unifacs), organização humanitária e sem fins lucrativos Plan Internacional e a Cufa Bahia, dentro da programação do Outubro Rosa.

Importância da prevenção – Para Daniela Cardoso, chefe de Ações do Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho pela SMS, essa é uma oportunidade que a Prefeitura tem de intensificar, no mês de outubro, as ações voltadas para a saúde feminina, chamando a atenção das mulheres para a importância do autocuidado, não só em relação ao câncer de mama e do colo do útero, mas ao cuidado em geral, incluindo a prevenção das ISTs, das doenças crônicas e a vacinação.

Autocuidado e autoestima – A gestora lembra às mulheres que não puderem comparecer ao Espaço Cor que serviços como esses podem ser encontrados todos os meses, nas unidades de saúde. “Não é preciso, para isso, ser atendida por um ginecologista. A mulher pode passar por um médico generalista ou por uma enfermeira, que são profissionais capazes de fazer esse primeiro atendimento, identificar o problema, fazer o preventivo e o exame das mamas. Se ela apresentar alguma situação mais grave, aí sim, ela será encaminhada para um especialista, que pode ser o ginecologista ou o mastologista, por exemplo”, completa Daniela.

Foto: Lucas Moura/Secom PMS

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.