O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é aprovado por 54% dos brasileiros. É o que diz uma pesquisa divulgada pela Quaest nesta quarta-feira (25). O número representa uma diminuição de seis pontos, se avaliados os últimos dois meses.
Em agosto, o petista era aprovado por 60% dos entrevistados. Em contrapartida, a desaprovação aumentou de 35% para 42%. Considerando a avaliação geral, 38% considera positiva e 29% negativa. Os grupos eram de 42% e 24%, respectivamente, no levantamento anterior. O grupo com visão regular sobre o governo se manteve em 29%.
O movimento não se concentra em nenhum segmento específico da população e há recuos entre os próprios eleitores de Lula. “A primeira parte da explicação é econômica. Aumentou 9 pontos o percentual de quem avalia que a economia piorou no último ano (saiu de 23% para 32%), enquanto se manteve o percentual de quem acha que melhorou (33%)”, disse o pesquisador Felipe Nunes, CEO da Quaest.
De acordo com a análise, o número de pessoas que considera o aumento nas contas de água, luz e telefone, além dos preços de alimentos e combustíveis. Saltou de 48% para 57% quem viu piora nas contas gerais; de 37% para 42% o grupo que viu piora nos preços dos alimentos; e de 31% para 43% quem viu piora no preço dos combustíveis.
Para chegar aos resultados, a Quaest entrevistou presencialmente 2 mil eleitores brasileiros. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 22 de outubro, tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil