sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

HORTA EM CASA REALIZA CAPACITAÇÃO PARA MAIS 100 BENEFICIADOS NO SÁBADO (28)

Victoria Isabel - 25/10/2023 11:22

No próximo sábado (28), a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) prepara a 17ª turma do Horta em Casa, projeto que estimula o cultivo da alimentação saudável no próprio lar, ensinando as pessoas a montar e cuidar da própria horta. O grupo possui 100 inscritos e a aula deverá iniciar às 9h, por meio virtual.

Assim como nas turmas anteriores, os participantes foram contemplados com um kit, contendo uma jardineira retangular plástica, terra adubada, argila expandida, manta de bidim, quatro mudas de hortaliças da estação (sazonal), uma pá, quatro pacotes de sementes e um borrifador. Os kits serão distribuídos nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27).

“O Horta em Casa é um braço do guarda-chuva chamado Hortas e Pomares Urbanos. No período da pandemia, por exemplo, nós ajudamos muitas pessoas que estavam com ansiedade, que perderam um ente querido e orientamos, na época, dando continuidade até hoje, sobre a alimentação saudável. Então é muito gratificante fazer parte de um projeto em que estamos levando para os lares a alimentação saudável”, afirma a bióloga e coordenadora de Áreas de Valor Urbano Ambiental da Secis, Jaqueline Fernandes.

A gestora complementa que o interesse maior das pessoas durante o curso é saber como manter a horta viva e saudável. “Os alunos são orientados com informações que vão desde a montagem até a colheita e a rotação de cultura, que é quando a gente faz a colheita radical, usa tudo o que foi plantado e inicia um novo plantio com as sementes. Além disso, todos os participantes são inseridos em um grupo de WhatsApp e recebem material com dicas básicas sobre os cuidados com a horta e consultoria dos professores”, diz Jaqueline.

Participação – As inscrições para essa 17ª turma ocorreram nos dias 18 e 19 deste mês, por meio do site da Secis. Ao todo, 379 pessoas se inscreveram. Qualquer pessoa com idade a partir de 18 anos e residente de Salvador pode participar da iniciativa, exceto servidores públicos e pessoas que já tenham sido contempladas em edições anteriores.

A última turma de 2023 será realizada em novembro próximo, com inscrições a serem divulgadas em breve. A expectativa é de que, ao final dela, a Prefeitura tenha beneficiado 1.800 pessoas com o projeto, desde que foi iniciado, em junho de 2021.

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.