Lionel Messi fechou a conta de 2023. Pelo menos, no que diz respeito aos compromissos oficiais por clube. A derrota para o Charlotte FC, no último fim de semana, foi o último jogo dele pelo Inter Miami no ano. E os números gerais do craque de janeiro até hoje, incluindo partidas pelo Paris Saint-Germain e seleção da Argentina, chamam a atenção. No ano ele passou por dois clubes e jogou pela seleção. Foram 22 jogos com 9 gols e 6 assistências pelo Paris Saint-Germain. Pelo Inter Miami foram 14 jogos 11 gols e 5 assistências. Pela Seleção foram 6 jogos 8 gols e uma assistência. No total Messi teve 42 jogos com 28 gols e 12 assistências ( Fonte: ogol).
Apresentado no dia 16 de julho, Messi disputou 14 jogos pelo Inter Miami, em todas as competições. Ele marcou 11 gols e deu cinco assistências. Ou seja, média de mais de uma contribuição direta para gol por partida. Como comparação: o artilheiro do time em 2023, Josef Martinez, fez 12 gols em 32 jogos.
O ponto alto até aqui foi a campanha na Copa das Ligas, torneio que reuniu times da Major League Soccer e da Liga Mexicana. O Inter Miami conquistou nos pênaltis o título — o primeiro da história da franquia. Messi fez gol em todos os jogos do Inter Miami, foi o artilheiro da competição, com 10 gols, e eleito o melhor jogador.
— Estou orgulhoso de tudo o que a equipe fez na temporada. Com trabalho e esforço de todos, fomos capazes de ganhar a Leagues Cup, conseguindo o primeiro título na história do Inter Miami. Ficamos com tudo de bom e sobretudo com ganas de melhorar para sermos ainda mais competitivos no ano que vem. Estou seguro que seguiremos vivendo juntos momentos incríveis, como já aconteceu nos últimos meses — escreveu Messi neste domingo, numa publicação no Instagram. O time dele não conseguiu vaga nos playoffs da MLS, ao somar só três pontos nos últimos cinco jogos da temporada. O Inter ficou em penúltimo lugar na Conferência Leste (quando Messi chegou, era o lanterna).
O atacante não participou de quatro jogos pela liga norte-americana. Além disso, Messi foi desfalque na decisão da Copa dos Estados Unidos, e viu sua equipe perder por 2 a 1 para o Houston Dynamo. Existia o rumor de que ele ficaria até quatro meses sem jogar, mas isso não vai acontecer. Essa semana agora será de descanso, mas depois Messi viajará com o Inter Miami para uma excursão pela China. Lá, o time vai disputar dois amistosos: contra o Qingdao Hainiu, no dia 5 de novembro, e contra o Chengdu Rongcheng no dia 8.
Jogos oficiais mesmo, só os dois últimos pela Argentina, contra Uruguai (16/11) e Brasil (21/11), este último no Maracanã. A seleção argentina lidera as eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 206, com 12 pontos — 100% de aproveitamento.
Além dos 14 jogos pela equipe norte-americana, Messi disputou em 2023, até agora, 22 partidas pelo Paris Saint-Germain (nove gols e seis assistências), além de outros seis compromissos pela seleção da Argentina (oito gols e um passe para outro).
Messi é um dos finalistas ao prêmio Bola de Ouro 2023, da revista “France Football”. A cerimônia será na segunda-feira da semana que vem. Maior vencedor do Ballon D’Or, com sete títulos, o craque argentino ficou fora da última lista de concorrentes em 2022.
Foto: Getty Images