sábado, 11 de maio de 2024
Euro 5.5609 Dólar 5.1608

QUILOMBO SUSTENTÁVEL FORMA 18 MULHERES NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS

João Paulo - 22/10/2023 18:00

Dezoito mulheres quilombolas e agricultoras, moradoras de Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, celebraram nesta quinta-feira, 19, a conclusão da capacitação na produção de alimentos orgânicos, promovida pelo projeto Quilombo Sustentável. Nos últimos oito meses, elas não apenas aprenderam a produzir alface, coentro e rúcula, mas também implementaram um sistema agroecológico na comunidade onde vivem que vai proporcionar a produção de alimentos orgânicos tanto para consumo próprio, quanto para comercialização.

Promovida pela Humana Brasil, com patrocínio da Braskem, a iniciativa adotou uma metodologia que promove o manejo orgânico da produção no formato de horta circular, sendo o centro do espaço reservado à criação de galinhas caipiras. “Com essa estrutura, combinamos as duas atividades, pois os restos de folhas servem de alimento para as galinhas e o esterco dos animais serve de adubo para a plantação”, explica o coordenador do Quilombo Sustentável, Idvandro Brito.

Para uma das participantes, Viviane dos Santos Medeiros, de 41 anos, a horta criada a partir do projeto agregou tanto em conhecimento, quanto na parte financeira. “Estamos vendendo a produção aqui mesmo no Quilombo. A ideia é ampliar ainda mais o volume de produtos, para melhorar a renda de todos aqui”, pontua.

Durante o curso, além das técnicas de produção, processamento, conservação, armazenamento e transporte de hortaliças, as participantes também aprenderam sobre gestão e comercialização dos produtos. A alimentação saudável e a sustentabilidade, como o cuidado com as nascentes e a preservação das matas próximas aos córregos, também foram conceitos trabalhados pela iniciativa. “A palha que sobrava depois de capinar uma área, por exemplo, era queimada e agora passou a ser transformada em adubo para a plantação, uma atuação mais sustentável”, destaca Brito.

A iniciativa foi uma das selecionadas na primeira edição do Edital Braskem: Projetos que Transformam. “O Quilombo Sustentável concluiu seu objetivo de capacitar essas mulheres quilombolas e proporcionar uma fonte de renda para as participantes, promovendo o empreendedorismo, que é um dos pilares de responsabilidade social da Braskem.  Esse projeto trouxe mais conhecimento e uma tecnologia eficiente para o manejo de plantações, em uma comunidade tradicional onde seus moradores já possuíam a prática de trabalho com a terra”, explica Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

(Quilombo sustentável/Divulgação)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.