domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

MINISTRO DE LULA NEGA DEBATE PARA REAJUSTE DO BOLSA FAMÍLIA EM 2023

João Paulo - 21/10/2023 13:36 - Atualizado 21/10/2023

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, afirmou que o governo vai começar a discutir o reajuste nos valores do Bolsa Família apenas em 2024. A ideia é elaborar uma proposta para o projeto de orçamento de 2025. Atualmente, o valor médio do benefício pago em todo o Brasil é de R$ 688,97 e atende a 21,45 milhões de famílias do país.

Em coletiva de imprensa, realizada após a cerimônia que celebrou os 20 anos do Bolsa Família, ocorrida nesta sexta-feira (20), Dias afirmou que para reajustar o benefício leva-se em conta fatores como o custo do alimento, o salário-mínimo, câmbio e dólar. “O valor que repassamos para cada família leva em conta vários fatores. Do ponto de vista da referência do valor do pagamento, levamos em conta o custo do alimento, levamos em conta a própria política do salário-mínimo, temos fatores vinculados à inflação, vinculados à moeda, o câmbio. Ou seja, o valor que repassamos para cada família leva em conta vários custos, mas ali no começo do ano (que vem) vamos tratar disso. O presidente Lula de um lado é muito sensível e são as prioridades para os mais pobres, mas também ele trabalha com muita responsabilidade fiscal. (…) Em dois mil e vinte e quatro é que vamos tomar essa decisão”, disse.

Em meados de julho, passou-se a circular no governo a possibilidade de reajuste de 4% ao benefício para o próximo ano. A proposta deveria ser inserida no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2024, que foi enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional em 31 de agosto. No entanto, o percentual não foi incluído na proposta encaminhada ao legislativo federal. O secretário de Orçamento Federal, Paulo Bijos, afirmou que, apesar de não prever o reajuste para o próximo ano, não significa que o programa não seja prioridade do governo.

(Foto: Lula Marques/ Agência Brasil)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.