domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

RUI COSTA SE REÚNE COM DIRETOR DA ABIN APÓS OPERAÇÃO ENVOLVENDO A AGÊNCIA

Emilly Lima - 20/10/2023 17:27

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), procurou a cúpula da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) nesta sexta-feira (20), após a Polícia Federal deflagrar uma operação para investigar o uso irregular de um sistema de monitoramento ilegal de celulares. De acordo com a coluna Igor Gadelha do Metrópoles, o ex-governador da Bahia se reuniu com o diretor-adjunto da agência, Alessandro Moretti, no Palácio do Planalto.

Segundo fontes da pasta, a operação desta sexta intensificou a pressão dentro do Planalto para que Costa troque o comando do órgão. A agência é comandada atualmente por Luiz Fernando Corrêa, que chefiou a PF no segundo mandato de Lula.

Gadelha aponta que segundo investigação da PF, servidores da Abin usaram o sistema secreto para monitorar jornalistas, advogados, políticos e até ministros do STF durante os três primeiros anos do governo Jair Bolsonaro. Na época, o órgão era comandado por Alexandre Ramagem, atual deputado federal pelo PL.

A operação foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que também determinou o afastamento de alguns chefes da agência. Ainda segundo o Metrópoles, entre os afastados está o secretário de Planejamento e Gestão da Abin, Paulo Fortunato, número 3 da hierarquia do órgão.

Foto: Reprodução/PT

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.