sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ALBA HOMENAGEIA HEPATOLOGISTA BAIANO, DR. RAYMUNDO PARANÁ, COM A COMENDA 2 DE JULHO

João Paulo - 20/10/2023 10:20 - Atualizado 20/10/2023

A Assembleia Legislativa da Bahia concedeu a Comenda 2 de Julho, a mais elevada honraria do Legislativo, ao médico hepatologista, Dr. Raymundo Paraná, pelos serviços prestados à medicina, ao ensino médico e à ciência na Bahia e, também, nacionalmente, a partir de sua dedicação a estudos e pesquisas de grande relevância para a sociedade. Em sessão especial ocorrida na tarde desta quinta-feira, dia 19, o médico falou sobre a homenagem recebida.

“Sinto-me honrado em estar recebendo uma importante Comenda, um reconhecimento aos anos dedicados aos estudos das doenças do fígado, principalmente as hepatites virais. Acredito verdadeiramente que se faz necessário estudar cotidianamente soluções que levem melhores serviços de saúde à população a partir de uma medicina humanizada”, disse o médico na plenária que reuniu, além de deputados, médicos amigos do especialista que foram prestigiá-lo.

Referência nacional e internacional, o médico atua como diretor do Hospital Aliança Rede D’Or,  é graduado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1983), fez residência médica em Gastroenterologia HC-USP (1984-1987), fellow em Hepatologia INSERM/Hopital Hotel Dieu Université Claude Bernard, Lyon-Franca (1987-1989). É, ainda, mestre em Medicina e Saúde pela UFBA (1992), doutor em Medicina e Saúde pela UFBA programa Capes/Cofecub Lyon-França (1997) e livre-docente em Hepatologia Clínica pela UFBA (2003). Atualmente, também atua como professor titular da faculdade de Medicina da UFBA, médico assessor da câmara técnica de Hepatites Virais na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, líder do grupo de pesquisa em Hepatites Virais e Hepatotoxicidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pesquisador UFBA/IDOR.

Foto: r Raymundo Paraná recebe Comenda 2 de Julho, a mais elevada honraria do Legislativo.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.