domingo, 06 de outubro de 2024
Euro 6.0609 Dólar 5.5199

AÇÕES SOBRE SUPOSTOS ILÍCITOS DE LULA NO PERÍODO ELEITORAL SÃO REJEITADAS PELO TSE

LUIZA SANTOS - 19/10/2023 19:15

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta quinta-feira (19), absolver o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por susposta irregularidade eleitoral em duas ações de investigação judicial eleitoral. A acusação foi aberta pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que alegava abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação.

O vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, afirmou que não há irregularidades ou gravidade nas condutas. A primeira ação foi rejeitada por 6 a 1, e tratava do impulsionamento supostamente ilícito de propaganda eleitoral nos resultados de busca do Google. A campanha de Bolsonaro acusou a de Lula de tentar “encobrir e dissimular a verdade dos fatos”, devido ao pagamento para que buscas por termos como “Lula corrupção” ou “Lula condenação” apresentassem como resultado materiais que citavam uma pretensa “absolvição” dele pela Justiça e sobre suposta perseguição a que ele teria sido submetido nos casos relativos à Operação Lava Jato.

Já a segunda ação foi rejeitada por unanimidade. Nela, Lula  foi acusado de ter praticado conduta vedada e grave, afetando a lisura do pleito, por ter feito pronunciamento de três minutos após votar no dia do primeiro turno, em 2 de outubro do ano passado.

“Sabemos todos que aqui não se trata de propaganda eleitoral, mas de liberdade de a imprensa cobrir as eleições para os eleitores”, disse o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE.

FOTO: Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.