A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas publicou, na noite desta terça-feira (17), o resultado do processo eleitoral do Conselho Municipal de Política Cultural, que determinará as diretrizes culturais do município no biênio 2023/2025. A eleição ocorreu de forma inovadora, realizada inteiramente online, e contou com uma participação significativa da comunidade cultural.
A votação teve início à meia-noite do dia 14 de outubro e foi encerrada às 23h59 do dia 15/10, com os eleitores utilizando a plataforma Google Formulário, hospedada no Portal da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas. A apuração dos votos foi conduzida na última segunda-feira (16), na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). O processo foi acompanhado de perto por membros do Comitê Eleitoral, candidatos e fiscais.
Dos 475 eleitores aptos a votar, um total de 423 votos foi registrado no sistema, com 393 deles sendo validados após a apuração, o que demonstrou um engajamento significativo na escolha dos representantes culturais do município. Houve 82 abstenções durante o processo. No total, 18 pessoas se candidataram para o Conselho Municipal de Política Cultural.
A presidente do Comitê Eleitoral, Viviane Silva, reforça que os eleitos vão desempenhar um papel fundamental na promoção e desenvolvimento da cultura em Lauro de Freitas nos próximos dois anos. “Ocorreu tudo da melhor forma no processo eleitoral e agora os candidatos eleitos têm o compromisso de incentivar a promoção da cultura local, nos mais diversos segmentos”.
Os candidatos eleitos por segmento foram os seguintes:
– Elaine Paranhos dos Santos: Música
– Alexsandra Nereu dos Santos: Teatro e Arte Circense
– Fábio Costa dos Santos: Audiovisual, Fotografia, Comunicação e Cultura Digital
– Pedro Miguel Francisco de Souza: Dança
– Valnei Sousa Ferreira da Silva: Cultura Popular
– Leda Maria Sant´Ana Camâra: Artesanato
– Everton Everaldo Santos dos Santos: Literatura
– Rosenildes de Souza Santos: Comunidades Tradicionais
– Soraia Rita Gama Gonçalves: Patrimônio Cultural
– Edailton Carvalho dos Santos: Associação Comercial, Industrial, de Agronegócios e Clubes de Serviços de Lauro de Freitas
– Gessica Catarina Santana Neves: Pesquisa Historiográfica, Identidade e Memória
Foto: Danilo Magalhães