sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

COM 225 VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS, GOVERNO DO ESTADO REALIZA 9ª EDIÇÃO DO DIA D DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Victoria Isabel - 18/10/2023 13:05

O Governo do Estado, através das Secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Justiça e Direitos Humanos (SJDH), realiza a 9ª edição do Dia D de Inclusão da Pessoa com Deficiência (PcD), que visa inserir as pessoas com algum tipo de deficiência e profissionais reabilitados pelo INSS no mercado de trabalho. O evento acontece nesta quarta-feira (18), até às 16h, na Unidade Central do SineBahia, no Terminal Pituaçu, em Salvador.

Para o titular da Setre, Davidson Magalhães, a iniciativa, além do encaminhamento de vagas, promove também a integração social. “Uma inclusão necessária para que elas tenham uma incorporação plena da cidadania. São pessoas com deficiências e estão aptas ao trabalho, isso é muito importante. Isso é fundamental para que elas tenham, inclusive, meios de sobrevivência”. O secretário lembra que, conforme a legislação brasileira, todas as empresas com mais de 200 funcionários são obrigadas a incorporar pessoas com algum tipo de deficiência em seus quadros.

Também participam desta ação a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Ministério Público do Trabalho (MPT), Agenda Bahia do Trabalho Decente – ABTD e Câmara de Promoção da Igualdade da Pessoa com Deficiência. A auditora fiscal do trabalho e coordenadora do Ministério do Trabalho e Emprego na Bahia, Lorena Mueller, comemora o sucesso desta iniciativa. “Essa 9ª edição só mostra que vem dando certo. É o momento de lembrança da importância da inclusão e do aumento dessa participação das pessoas com deficiência e reabilitadas no mundo do trabalho. Na Bahia, cerca de 52% das vagas para pessoas com deficiência são preenchidas”. Segundo ela, no país, entre 2008 e 2022, o número de PCDs inseridas no mundo do trabalho saltou de 189 mil para aproximadamente 500 mil.

Esta edição do Dia D de Inclusão conta com a participação de 35 empresas, que ofertam 225 vagas de emprego exclusivas para quem tem algum tipo de necessidade especial. Jaílson Cadeirante, da Associação Baiana dos Cadeirantes, avalia o evento como fundamental para a inserção profissional e para mobilizar a sociedade pela inclusão. “A luta é grande, porque temos uma lei de cotas, que garante o emprego das pessoas com deficiência nas empresas, e a gente tenta sensibilizar, via movimento, e tenta também via lei, para fazer o cumprimento e garantir, para essas pessoas, o seu espaço no mercado de trabalho”.

Programação e atendimento

Durante todo o dia, são oferecidos serviços como cadastramento e atualização de dados, intermediação para o trabalho, cursos de qualificação, oficinas e orientação profissional, roda de conversa, mostra de talentos, feira de artesanato, emissão de RG e Passe-Livre, além de orientação para CTPS Digital. A atividade também ocorre na área externa da estação de Metrô Pituaçu.

Para a coordenadora-geral do SineBahia, Kadine Bárbara, a instituição tem um papel fundamental ao facilitar o acesso deste público ao mercado de trabalho. “O SineBahia tem uma estrutura exclusiva para atendimento das pessoas com deficiência, embora a gente atenda em todas as unidades. Então, qualquer pessoa com deficiência que buscar uma unidade do SineBahia, vai ser bem atendida, vai ser acolhida. Trabalhamos em diálogo com as empresas para captar essas vagas e acolher esses trabalhadores, no sentido de encaminhá-los para as oportunidades”.

Fotos: Feijão Almeida/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.