domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SMS LANÇA CARTILHA TEMÁTICA SOBRE DANOS DOS AGROTÓXICOS NO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Victoria Isabel - 17/10/2023 12:21

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado na segunda-feira (16), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do setor de Nutrição, lança a cartilha temática “Sua comida tem veneno?”. Com o objetivo de promover informações e orientações sobre os riscos dos agrotóxicos, o material ajuda a identificar os “inimigos” da segurança alimentar, e contém dicas de onde encontrar produtos agroecológicos em Salvador. A cartilha pode ser acessada em formato digital via QR Code e/ou em arquivo, no site www.saude.salvador.ba.gov.br/download/cartilha-sua-comida-tem-veneno.

De forma dinâmica, lúdica e interativa, o material apresenta formas de identificação de pesticidas, as substâncias químicas prejudiciais, principais causas e consequências dos agrotóxicos, além de orientar sobre o Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas (DHANA), e os motivos pelos quais ocorre a Insegurança Alimentar e Nutricional (Insan). Além disso, a cartilha detalha os aspectos positivos do consumo de alimentos orgânicos e seus benefícios, contendo dicas de locais e feiras livres, onde é possível encontrar esses alimentos com custos acessíveis.

Para a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, planejar as escolhas dos alimentos levados para casa é muito importante. Para isso, é essencial conhecer os benefícios dos alimentos orgânicos e malefícios dos agrotóxicos, bem como as formas de identificar aqueles em condições adequadas ao consumo, como por exemplo, os alimentos adquiridos em feiras agroecológicas ou feiras livres.

“Tudo isso está diretamente ligado a uma melhor qualidade de vida, com mais saúde e Segurança Alimentar e Nutricional para toda a família. Nesse sentido, essa cartilha temática é mais uma forma de levarmos informações relevantes para a população, de maneira acessível, democrática e facilitada”, destaca a gestora.

Foto: Divulgação

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.