sábado, 18 de maio de 2024
Euro 5.5846 Dólar 5.1377

COLÉGIO ANCHIETA AMPLIA PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Victoria Isabel - 16/10/2023 13:47 - Atualizado 16/10/2023

Chancela IB de ensino internacional multilíngue é utilizada como forma de ingresso em mais de duas mil universidades de mais de 75 países

O Colégio Anchieta, em Salvador, acaba de dar início ao processo de candidatura ao International Baccalaureate (IB). A certificação oferece a possibilidade do duplo diploma a estudantes do ensino médio, com os quais será trabalhado o Diploma Programme (IBDP). Com isso, os estudantes manterão a formação de excelência do Anchieta, nacionalmente reconhecida por sua qualidade, que viabiliza o acesso às melhores universidades do Brasil, e passarão a contar, também, com o diploma IB, após a certificação.

O IB é um certificado de ensino internacional, multilíngue, chancelado por uma instituição de Genebra, na Suíça, aceito em mais de 75 países. Atualmente, mais de duas mil universidades o utilizam como forma de ingresso. Na lista das universidades que usam o IBDP como porta de entrada, estão aquelas que compõem a Ivy League, um grupo formado por oito das mais prestigiadas instituições de ensino superior dos Estados Unidos – Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth, Harvard, Universidade da Pensilvânia, Princeton e Yale -, além da University of Michigan e tantas outras grandes instituições do mundo.

“Sem dúvida, um passo extremamente importante para o Colégio Anchieta, há mais de 40 anos reconhecido nacionalmente por sua qualidade, agora consolida ainda mais o processo de internacionalização, formando jovens preparados não somente para ingressar nas melhores universidades do país, como, também, nas melhores universidades internacionais, reforçando o que sabemos fazer de melhor: formar pessoas para mudar o mundo”, destaca a responsável pelo Escritório Internacional do Anchieta, professora Joana Avena.

Ela lembra que o colégio já é credenciado como uma Cambridge International School nos segmentos Primary e Lower Secondary Years pelo maior provedor de educação internacional do mundo, o que lhes permite ministrar o currículo internacional de Cambridge. “Já temos esse reconhecimento internacional, mas estamos sempre avançando pela formação além das fronteiras para que nossos alunos estejam aptos para alcançar as melhores oportunidades no Brasil e no mundo”, ressalta a internacionalista.

Para um colégio ser considerado internacionalizado, não basta obter a certificação e ter um currículo internacional, é fundamental trabalhar a internacionalização nos seus diferentes eixos, permeando todo o contexto escolar. Por isso, o Anchieta trabalha, além do currículo internacional, o multilinguismo, com o inglês, um pré-requisito, e o alemão, um diferencial. Sem contar o eixo da vivência no exterior, com a possibilidade de realizarem imersões internacionais na Inglaterra e nos Estados Unidos, por exemplo, por meio de grupos específicos da escola. Há, ainda, a orientação internacional.

“Fazemos um trabalho de counseling para que nossos alunos estejam preparados para ingressar nas melhores universidades do Brasil e do mundo, além do nosso trabalho de internacionalização at home, onde os estimulamos a reconhecer e conviver em um contexto intercultural. Nossos alunos são preparados para serem sujeitos ativos do mundo, cidadãos globais. Alunos brasileiros certificados a nível internacional, tanto por exames de proficiência na língua inglesa como por currículos internacionais”, afirma a professora Joana Avena.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.