segunda, 06 de maio de 2024
Euro 5.4908 Dólar 5.0725

BUSCAS PELO TERMO BLACK FRIDAY JÁ CRESCERAM 24%

João Paulo - 16/10/2023 10:55 - Atualizado 16/10/2023

Segundo a nova pesquisa do Google, as buscas pelo termo “Black Friday” já cresceram 24% quando comparadas ao mesmo período em 2022. O evento acontece no dia 24 de novembro, promove descontos e facilita a aquisição de produtos, mas funciona como um faca de dois gumes, já que também leva muita gente ao endividamento.

Há quem passe o ano todo no aguardo da Black Friday para adquirir itens em específico, mas também existem pessoas que perdem a mão diante de tantas promoções e, sem qualquer planejamento, caem na armadilha de comprar desenfreadamente. Ir com muita sede ao pote sem organização prévia é um método infalível para gerar desequilíbrio nas finanças. O jornalista Filipe Góes espera para fazer compras durante a Black Friday desde 2018, quando precisou de um celular novo. Filipe aguardou a temporada de promoções para trocar o aparelho outras duas vezes e, para este ano, está monitorando preços de smartwatch.

O planejamento financeiro para ir às compras durante o período de Black Friday nunca é esquecido por Filipe, que sempre pensa bem em quanto está disposto a gastar e se o valor parcelado não vai apertar o seu orçamento. Góes também não é um grande adepto a compras desnecessárias. “O smartwatch, por exemplo, só vou comprar se, de fato, achar uma promoção muito boa, porque já tenho um de modelo mais básico”, explica.

Respeitar o orçamento doméstico, ter foco e fazer um planejamento para ir às compras são os pilares para evitar dores de cabeça pós Black Friday, destaca o economista e educador financeiro Marcelo Ferreira. “Se a pessoa pretende fazer uma compra legal durante a Black Friday, ela pode começar a juntar recursos meses antes e fazer a aquisição com tranquilidade. Não sair comprando de forma indiscriminada também é importante”, aconselha.

O economista também chama atenção para as compras com o cartão de crédito, que pode ser um aliado para facilitar as aquisições se utilizado de forma eficiente e planejada. Segundo ele, é preciso ter cuidado ao criar parcelas que podem vir a ser muito pesadas para o orçamento doméstico. Uma alternativa para evitar correr riscos é juntar dinheiro previamente para pagar a parcela do cartão de crédito ou adquirir o produto à vista.

Outro fator importante que deve ser levado em conta é que a Black Friday inicia uma temporada de compras durante a alta estação e, logo em seguida, vem as férias escolares, Natal, Réveillon e despesas como IPTU, IPVA e material escolar. De acordo com a consultora financeira Carine Oliveira, neste período, o índice de endividamento tende a subir, visto que muitos consumidores perdem o controle de suas finanças.

Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.