Promover produtos de origem baianos do setor de alimentos e bebidas no mercado chileno foi o objetivo da Missão Espacio Food & Service, organizada pelo Centro de Internacionalização de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). A iniciativa, que faz parte do Projeto Origem Bahia, desenvolvido em parceria com o Sebrae-BA, levou representantes de 14 empresas baianas para Santiago, no final do mês de setembro.
O grupo participou de rodadas de negócios com potenciais importadores, distribuidores, atacadistas e varejistas. Os encontros foram promissores, com expectativa de negócios estimada em R$ 1 milhão. Um dos empresários que segue em negociação com uma importadora chilena é Raimundo Macedo, que apresentou a cachaça Jaualle no evento em Santiago. A bebida artesanal é envelhecida em barris de umburana (madeira do cerrado) com carvalho francês.
Segundo o empresário, um fator que contribui para uma boa receptividade do produto é que o rótulo tem tradução para as línguas inglesa e francesa. “Foi através do CIN que conseguimos desenvolver este rótulo, que atende aos padrões internacionais e apresenta nossa cachaça em outras línguas”, contou.
Macedo ressalta, ainda, que participar de missões empresariais internacionais é importante para que as empresas, especialmente as de pequeno porte, possam ganhar experiência e se qualificar para disputar no mercado externo. “É um momento de ver as tendências de mercado e receber feedbacks sobre o nosso produto. Assim nos qualificamos cada vez mais para que nossos produtos agradem diferentes públicos e tenham condições de disputar o mercado internacional”, pontua.
Outro participante da Missão Espacio Food & Service foi Thiago Fernandes, coordenador do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul, que levou chocolates de marcas da economia solidária integrantes do Consórcio Cabruca – Chocolates Finos de Origem do Sul da Bahia para o showroom Origem Bahia.
“Foi a primeira missão que participamos e começamos com o pé direito. Participamos de 14 rodadas de negócios e pudemos dar visibilidade aos nossos produtos. Recebemos feedbacks extremamente positivos de compradores do Chile, que é um país conhecido por ser bem rigoroso na análise de produtos importados”, conta Thiago Fernandes. Os participantes da missão também realizaram visita técnica ao centro de distribuição de resfriados do grupo Cencosud.
Foto: Divulgação / CIN-FIEB