Nos dias 30 e 31 de outubro, Salvador vai receber a temporada 2023 Fronteiras do Pensamento, no Teatro Sesc da Casa do Comércio. Este ano, o evento pauta o tema “Manifestos para o século XXI” tem como objetivo propor reflexões sobre grandes pensadores que incentivam a tomada das próprias decisões.
O projeto, que está em sua décima edição na capital baiana, recebe nesta edição três grandes intelectuais internacionalmente reconhecidos: Sidarta Ribeiro, considerado um dos maiores especialistas do País em substâncias psicoativas, autor do best-seller “O Oráculo da Noite” e do recém-lançado “Sonho Manifesto“. O autor é também neurocientista, biólogo, professor titular e cofundador do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A jornalista mexicana Lydia Cacho estará pela primeira vez no Brasil, e é o nome de destaque na abertura do Fronteiras do Pensamento, no dia 30 de outubro. Considerada pela Time Magazine e pelo jornal The Guardian a jornalista mais corajosa da América Latina, é também autora de “Los Demonios del Edén“, livro que levou a jornalista a ser presa e torturada por revelar uma rede de pedofilia de empresários e políticos mexicanos. Tem mais de 30 anos de carreira, 23 livros e duas mil matérias publicadas, com 64 prêmios entre os mais importantes do Continente.
Outro nome já confirmado é o da conferencista Vera Iaconelli, psicanalista, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores especialistas brasileiras em relações parentais. É também membra do Instituto Sedes Sapientiae e da Escola do Fórum do Campo Lacaniano. Iaconelli é autora dos livros “Mal-estar na Maternidade” (Zagodoni, 2020), “Criar filhos no século XXI” (Contexto, 2019), “Manifesto antimaternalista” (Zahar, 2023), e uma das organizadoras da Coleção “Psicanálise & Parentalidade” (Autêntica, 2020), colunista da Folha de São Paulo e diretora do Instituto Gerar de Psicanálise.
Foto: Reprodução