Avançar na política pública e social para homens e mulheres trans, não-binário e o público LGBTQIA+ em geral, foi o motivo do encontro que reuniu representantes do Departamento LGBT da Secretaria de Políticas Públicas, Direitos Humanos e Igualdade Racial (SEPADHIR), Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e do Conselho Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (CMSLF). O assunto foi debatido na manhã desta terça-feira (10), na sala de reunião do Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF).
O encontro discutiu a garantia do acolhimento das demandas em saúde dessa população de forma integral e humanizada, além de colaborar, por meio da educação em saúde, à uma transformação sociocultural sobre identidade de gênero. Durante o debate, dificuldades e diversas estratégias foram apontadas para melhoria da rede de atendimento para esse público.
Fabiana Brandão, responsável pela Área Técnica de Saúde LGBTQIA+ da Sesab, elogiou a iniciativa do município e garantiu que a pasta está à disposição para colocar o projeto em prática. “É um momento importante e crucial enquanto política ter Lauro como um ponto da rede, que pensa no serviço para essa população que já é tão vulnerável, discriminada. É entender que a Sesab é parceira nesse processo e vai estar caminhando e construindo juntos a partir de agora”, frisou.
Para Érica Capinan, diretora do Departamento LGBTQIA+ (SEPADHIR), o encontrou foi muito produtivo, ela reforça a importância de retomar o debate e falou da expectativa em anunciar novidades até o início do próximo ano. “É uma das prioridades do departamento, fazer junto com a SESAB e a SESA, a implementação desse ambulatório, que é um sonho de muito tempo pela população Trans de Lauro”, disse.
Foto: Divulgação / SMS