A Bahia está sendo foco nacional devido a sua violência. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, disse em entrevista à rádio metrópole, que o foco da Segurança Pública no estado – no momento – é o desarmamento vinculado com a proteção de fronteiras para impedir a entrada das armas e drogas para o crime organizado. A declaração foi feita em meio à escalada da violência na Bahia. Em setembro, confrontos com a polícia deixaram 71 mortos. Na primeira semana de outubro, já são 16. De acordo com o governador, em seis meses a polícia estadual já apreendeu 60 fuzis.
Jerônimo ressaltou que a parceria com o governo federal tem sido essencial para o avanço dos combates à violência. “Nenhum estado sozinho consegue se fazer uma ilha e evitar com que o problema de segurança pública não aconteça ali se não tiver a parceria com o governo federal, isso requer uma política nacional. Uma ação concreta que o governo federal está entrando de forma intensa é o desarmamento. Nós passamos quatro anos com um presidente que estimulou bastante a compra das armas. Se você abre a porteira, acaba essas armas caindo nas mãos do crime organizado. Uma outra [ação] que combinamos com Flávio Dino é a proteção da fronteira, para frear a passagem de armas e drogas sem controle”, disse.
O gestor destacou ainda que o terceiro pilar para conter a violência é o investimento de recursos para um trabalho mais adequado da polícia. “Uma terceira ação que estamos fazendo de forma conjunta é a capacitação da nossa mão de obra da polícia especializada para enfrentarmos o crime organizado, termos a inteligência trabalhando 24 horas e a firmeza nossa para colocarmos investimento, dinheiro na área de segurança pública para que a polícia tenha as condições devidas de viaturas, armas e equipamentos de proteção”, completou.
Foto: Jacque Almeida/ Governo do Estado da Bahia – 15.out.2019