Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) localizados nos municípios de Vitória da Conquista, Barreiras, Irecê e Senhor do Bonfim – unidades pertencentes à rede estadual de ensino da Bahia – foram contemplados com uma certificação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e, agora, passam a fazer parte da Rede de Escolas Associadas da Unesco (RedePEA), iniciada em 1953. Como membro da RedePEA, as instituições recebem uma placa simbólica e se comprometem a apoiar a missão da Unesco e colocar em prática seus objetivos globais no ensino, na aprendizagem e nas ações concretas realizadas.
Como benefícios de serem associadas à Unesco, as unidades escolares terão acesso à orientação temática, aos conhecimentos especializados e aos recursos de ensino e aprendizagem do órgão, além de mais oportunidades de aprendizado prático para os estudantes e aprendizado profissional para os professores; e de participação em campanhas globais, celebrações e competições sobre as prioridades da Unesco, bem como mais chances de criação de contatos, colaborações e parcerias estreitas com as escolas participantes em mais de 180 países ao redor do mundo; e acesso à plataforma on-line da RedePEA; entre outros.
A estudante Nicole Beltrão, 16, que cursa a oficina “Descomplicando o Português”, no CJCC de Vitória da Conquista, falou sobre o impacto da certificação no aprendizado. “Com o selo Unesco, o CJCC será reconhecido pela excelência do trabalho desenvolvido. Isso vai chamar a atenção de mais estudantes para vir para a unidade e abrirá campos de oportunidades para estudos e reflexões sobre temas culturais, sociais, meio ambiente, cultura de paz e equidade, entre outros”.
Já a estudante Isabel Bastos, 16, que faz a oficina “Escrita criativa”, na unidade de Irecê, comemorou a conquista do selo e a instalação da placa. “O CJCC é muito importante para os estudantes do nosso território e agora que foi contemplado com o selo da Unesco comprova que o centro segue os objetivos da entidade, que é ligada à ONU e que defende a Educação no mundo”, comentou.
Escolas já contempladas – A rede estadual de ensino também conta com outra unidade escolar já reconhecida. Trata-se do Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, localizado na Aldeia Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. Também fazem parte as seguintes Escolas Família Agrícola (EFA) e Casas Familiares Rurais (CFR): Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia, em Nilo Peçanha; Casa Familiar Rural de Igrapiúna, em Igrapiúna; e Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, em Presidente Tancredo Neves.
Foto: Divulgação