sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

R$ 7,4 BILHÕES ESQUECIDOS ESTÃO DISPONÍVEIS PARA RESGATE EM SISTEMA DO BC

João Paulo - 07/10/2023 10:30

Valores esquecidos foram divulgados pelo Banco Central do Brasil (BC) nesta sexta-feira (6). Ao todo, são R$ 7,4 bilhões disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR). Os dados são referentes ao mês de agosto. O sistema é um serviço do BC no qual é possível consultar se pessoas físicas, inclusive falecidas, e empresas têm algum “dinheiro esquecido” em banco, consórcio ou outra instituição.

Como consultar e resgatar:

O único site no qual é possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores é o https://valoresareceber.bcb.gov.br. A consulta está disponível desde o dia 7 de março.

É importante ressaltar que, via sistema do Banco Central, os valores só serão liberados para aqueles que fornecerem uma chave PIX para a devolução.

Caso não tenha uma chave cadastrada, você precisará entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento. Outra opção é criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação. No caso de valores a receber de pessoas falecidas, é preciso ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal para consultá-los. Também é necessário preencher um termo de responsabilidade. Após a consulta, é preciso entrar em contato com as instituições nas quais há valores a receber e verificar os procedimentos.

Foto:José Cruz/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.