domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO INICIA COM DIA D EM MAIS DE 100 POSTOS DE SAÚDE DE SALVADOR NESTE SÁBADO (7)

Victoria Isabel - 07/10/2023 09:00 - Atualizado 07/10/2023

Mais de 100 postos de saúde de Salvador vão abrir neste sábado (7) durante o DIA D da Campanha de Multivacinação, das 08h às 16h para marcar o início da estratégia de imunização, que segue até o dia 21 de outubro.

A abertura será na Rua da Gratidão, ao lado do Campo do Areal, no bairro da Paz, onde está instalado o programa Saúde dos Bairros, às 08h00 e contará com a presença da vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos. No local, terá a presença do Zé gotinha para entretenimento da garotada.

Será mais uma oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Estarão disponíveis doses de imunizantes como os de hepatite A, Vip, meningocócica C e ACWY, rotavírus, HPV, Pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral (contra sarampo, caxumba e rubéola), dupla adulto, DTP, tríplice viral, Vop (poliomielite).

A vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos lembra que essas iniciativas para que as metas de vacinação sejam atingidas. “Nossas equipes estão de prontidão para ofertar a vacina com muito carinho e amor para as nossas crianças e adolescentes, para isso contamos com a colaboração dos pais ou responsáveis que levem os baixinhos para serem protegidos contra doenças evitáveis. Além do DIA D, que facilita a ida dos pequenos com as famílias por se tratar de um sábado, dia de folga para muitos adultos, pretendemos realizar a busca ativa desse público em escolas, por exemplo, ao longo da Campanha. Tenho certeza que, ao longo da estratégia, conseguiremos ampliar as nossas coberturas e elevar a saúde das nossas crianças e adolescentes”.

A pasta aguarda quase 500 mil crianças e adolescentes na capital baiana para completar o calendário vacinal básico. “É uma campanha que tem como ponto chave a oportunidade para checagem da situação vacinal de crianças e adolescentes e a vacinação daqueles que estiverem precisando completar ou iniciar esquemas de vacinação”, completa Ana Paula.

A Campanha de Multivacinação com crianças e adolescentes faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação, lançado em fevereiro deste ano pelo Ministério da Saúde, tem o objetivo de retomar a confiança da população brasileira nas vacinas e da cultura de vacinação do país. A iniciativa é considerada um grande movimento, com diversos atores da sociedade.

A lista completa de unidades envolvidas no dia D será publicada nesta sexta-feira (6) no site da SMS saude.salvador.ba.gov.br/ e no Instagram @smssalvador.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.