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REPOSICIONAMENTO DE MARCA: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE TRAZER UMA NOVA CARA PARA O SEU NEGÓCIO

João Paulo - 05/10/2023 07:20 - Atualizado 05/10/2023

Nos últimos anos, o mercado de comunicação tem se tornado cada vez maior e, por consequência, ainda mais competitivo. Essa realidade tem impactado as empresas em diversas áreas do setor, fazendo com que as organizações busquem se manter atualizadas, modernas e sempre visando as mudanças de cenários, especialmente nas estratégias de marketing e no comportamento dos consumidores.

Para acompanhar esses movimentos de mercado, uma das principais estratégias a ser utilizada é o reposicionamento de marca, método responsável por uma renovação na imagem da empresa com o objetivo de trazer novos olhares para as ações, além criar uma identidade mais moderna e atraente para as exigências da sociedade. Passando por um reposicionamento neste momento, Letícia Sotero, publicitária e diretora Comercial e de Relacionamento de Asminas, agência especializada em Marketing de Conteúdo focado em estratégias Always-On, fala sobre essa estratégia.

“O reposicionamento de marca não é algo exclusivo das empresas, podendo ser adotado por todos os negócios que precisam de novas estratégias para se adaptarem às mudanças e necessidades do público. Além disso, esse plano pode ser estendido aos influenciadores que, através do reposicionamento, podem conseguir uma mudança de chave nos conteúdos e ações que realizam através das suas plataformas”, conta a especialista.

Letícia ressalta que o reposicionamento é o momento ideal para reavaliar os processos existentes e as metas futuras. “O reposicionamento de uma marca não passa apenas por uma mudança estética, se estende com uma construção de novos objetivos, entendendo a importância da tomada de decisões sobre todas as ações que envolvem os movimentos internos e externos, mas, é importante lembrar que a essência do negócio continua a mesma”, ressalta.  Para que esse movimento seja, de fato, eficaz, alguns passos devem ser seguidos na hora de pensar um reposicionamento que traga os resultados esperados. Entre as recomendações listadas pela diretora de Asminas, estão:

Análise do cenário em que o seu negócio está inserido

O primeiro passo para o reposicionamento de marca consiste em uma análise profunda no setor do qual o seu negócio faz parte.  Reúna informações, dados e tudo que possa ser relevante para entender o cenário atual. Analise também o contexto que levou a tomada de decisão sobre o reposicionamento, determinando pontos forte e fracos, além de estudar a concorrência.

Ouça o seu público

O segundo passo mais importante para a necessidade de um reposicionamento é entender o que o público que consome a sua marca está pensando. É comum que com o passar do tempo os consumidores criem novas expectativas e desejos, geralmente influenciados por diversos fatores. Portanto, recursos que gerem uma aproximação são fundamentais para anteceder o reposicionamento, a exemplo das pesquisas de mercado e ferramentas de monitoramento.

Hora de se reposicionar

O novo momento da marca deve ser algo que seja inspirado na essência da empresa, com a participação da equipe e o ajuste nos processos necessários para a modificação. A partir disso, uma mudança estética pode ser consolidada, além de novas estratégias de comunicação e branding alinhados diretamente com o que seu público espera.

Passando pelo primeiro reposicionamento após surgir em 2020, a agência Asminas define a importância de manter a essência nesse momento tão especial. “Durante esse novo momento, estamos incorporando nesse reposicionamento algumas das nossas recentes vivências particulares, contudo, não deixando de lado as características que aplicamos em todos os projetos desde que Asminas foi fundada. Entendemos que a nova estética corresponde à maturidade que adquirimos com o tempo, visando as nossas particularidades e as necessidades dos nossos clientes”, pontua Letícia Sotero.

A empresa tem trabalhado, nos últimos três anos, com grandes marcas do mercado nacional. Em 2023, atuou com marcas no Festival de Verão, Carnaval de Salvador, Recife e Rio de Janeiro, além do São João de Campina Grande. A partir desse crescimento, a publicitária viu no reposicionamento a oportunidade de ampliar as conquistas e criar novas possibilidades tanto interna quanto externamente.

Revele ao público essa mudança e monitore os resultados

Para que o reposicionamento seja de fato efetivo, a comunicação dele deve fazer parte da estratégia desde o início. Para isso, estude os seus melhores canais de comunicação com os consumidores e revele essa mudança trazendo sempre o lado positivo que levou ela a acontecer.  Por fim, monitore assiduamente os seus resultados, comparando as mudanças do antigo posicionamento com a nova cara da marca, avaliando se está valendo apena ter se reposicionado e identificando os pontos de atenção futuramente.

Letícia Sotero e Dayane Oliveira – Crédito: Divulgação

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