sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PSICÓLOGAS DA SEC REALIZAM OFICINAS SOBRE AUTOCUIDADO E SAÚDE MENTAL NAS ESCOLAS

Victoria Isabel - 05/10/2023 11:44

A Secretaria da Educação do Estado, por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (Pasvasp), promove, ao longo do ano, diversas atividades direcionadas ao bem-estar, à prevenção e promoção da saúde de estudantes, professores e servidores nas escolas. Entre os temas abordados nesses primeiros dias do mês de outubro estão autocuidado, saúde mental e motivação, com a perspectiva de fortalecer os vínculos entre os integrantes da comunidade escolar; criar espaços de escuta; e proporcionar apoio socioemocional.

Nesta quinta-feira (5), no Colégio Estadual Ypiranga, no bairro Dois de Julho, por exemplo, o tema abordado foi “A ansiedade e seus impactos no dia a dia”, pela psicóloga Jaqueline Noronha, da equipe do PASVASP. Já na sexta-feira (6), pela manhã, será a vez da comunidade escolar do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, localizado nos Barris, conversar sobre “Autocuidado e saúde mental”.

Ainda na sexta, no turno da tarde, o tema “Ansiedade e seus impactos no dia a dia” será abordado para a comunidade escolar do Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques, no bairro de São Cristóvão. “O cuidado com a comunidade escolar reflete em um ambiente acolhedor e saudável. A parte pedagógica, inclusive, ganha em qualidade diferenciada e todo o benefício chega para nossos alunos”, afirmou Jaqueline.

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, ressaltou que, além da função pedagógica no ensino de conteúdos curriculares, a escola direciona suas ações para criar espaços de promoção da saúde, da cidadania e do acolhimento para o desenvolvimento de uma convivência inclusiva. “Na prática, os alunos têm melhoria no desempenho, no fortalecimento da saúde mental e na redução do risco de evasão, já que o ambiente escolar é um espaço onde são muitas as oportunidades de se trabalhar a construção da cultura da paz, incentivando a prática de atitudes saudáveis do ponto de vista físico e emocional”, destacou.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.