De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) a Bahia sofreu com 14.359 acidentes de escorpiões registrados, entre janeiro e setembro de 2023. O número chama atenção porque apresenta um crescimento significativo se comparado ao ano passado: o estado havia registrado 14.046 casos neste mesmo período em 2022.
As cidades com mais notificações são Vitória da Conquista (666), Feira de Santana (452), Poções (239) e Condeúba (236). Em todo o estado, 19 pessoas morreram por acidente escorpiônico em 2023 (até o dia 25 de setembro), de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação, sendo Baixa Grande e Mortugaba os municípios que registraram mais óbitos: dois em cada cidade. No ano passado, o mesmo período registrou 12 mortes na Bahia.
“Apesar destes números de óbitos notificados, temos verificado ao longo dos últimos anos que apenas cerca de 10% das notificações têm confirmada a ocorrência de óbito, o restante consistindo em erro de notificação”, pontuou o diretor do Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox-BA), Jucelino Nery, em entrevista ao jornal Correio.
Crédito: Pexels