sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LULA SE RECUPERA DE CIRURGIA EM ÁREA RESERVADA DE HOSPITAL COM SEGURANÇAS EM ANTESSALA

João Paulo - 01/10/2023 07:10 - Atualizado 01/10/2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está se recuperando de uma cirurgia no quadril e de um procedimento nas pálpebras que realizou nesta sexta-feira (29) em um hospital em Brasília. Lula está no hospital Sírio-Libanês acompanhado da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja. Por orientação médica, o presidente não deve receber visitas e nem trabalhar enquanto estiver no hospital.

O aposento em que o presidente se recupera da cirurgia fica no final do corredor de um dos andares do hospital. Para acomodá-lo, não foi necessário isolar o espaço. O quarto em que Lula está conta com uma antessala que pode ser usada para despachos e reuniões, e abriga os seguranças que o escoltam. Foi nesta antessala que o presidente caminhou na manhã deste sábado (30) e realizou as primeiras sessões de fisioterapia.

O quarto com antessala foi adaptado quando o hospital, que tem sede em São Paulo, chegou a Brasília. A adaptação tinha como objetivo receber autoridades, personalidades e empresários de maneira reservada e para manter suas rotinas de atividades. O esquema difere das cenas de filme americano em que seguranças do presidente dos Estados Unidos ficam espalhados pelo prédio.

A antessala permite que os seguranças que integram a escolta presidencial fiquem próximos a Lula e não precisem ocupar os corredores do hospital. O quarto com a configuração especial garante a privacidade do presidente e da primeira-dama e evita que os demais pacientes do hospital sejam afetados pela presença do mandatário. Com isso, a rotina do hospital segue normal.

Lula passou a tarde deste sábado estável. Caminhou e realizou sessões de fisioterapia pela manhã e se alimenta melhor do que na noite de sexta-feira, quando deixou a sala de cirurgia. O presidente não tem restrição alguma e segue uma dieta normal e balanceada. A equipe médica avalia que o presidente tem se recuperado mais rapidamente do que o esperado e acredita que se ele mantiver este ritmo poderá antecipar a alta.

Ao deixar o hospital, Lula deverá permanecer por ao menos três semanas se recuperando no Palácio da Alvorada e de quatro a seis semanas sem viajar. O primeiro compromisso do presidente fora de Brasília pós-cirurgia deve acontecer no final de novembro. Lula participará da 28ª Conferência do Clima das Nações Unidas, COP28, nos Emirados Árabes Unidos. Na sequência, deve visitar a Alemanha.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.