segunda, 25 de novembro de 2024
Euro 6.1387 Dólar 5.8319

“SALVADOR PRECISA RETOMAR PROTAGONISMO ECONÔMICO NO NORDESTE”, AFIRMA AUGUSTO VASCONCELOS

LUIZA SANTOS - 29/09/2023 17:30 - Atualizado 29/09/2023

Durante a sessão ordinária realizada na tarde dessa última terça-feira, 25 de setembro, no Plenário Cosme de Farias – CMS, vereador e Ouvidor-Geral da Câmara Municipal, Augusto Vasconcelos (PCdoB), propôs investimentos no setor industrial como uma perspectiva para a retomada do crescimento econômico e a criação de empregos e renda na região Nordeste.

Em seu discurso, o parlamentar abordou que o “gargalo tributário” em Salvador se apresenta como uma das principais causas do declínio do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos na cidade.

“Em 2010, Salvador representava 26,3% do PIB da Bahia. Na atualidade, o nosso índice fica abaixo de 20%. Fomos ultrapassados por cidades, como Camaçari e São Francisco do Conde em termos de PIB Industrial. Aqui em nosso estado, Salvador já foi a principal capital em termos econômicos e hoje, perdeu lugar para Fortaleza”, lamentou ele.

Augusto também ressaltou a notável inversão de posições, onde Fortaleza, que outrora estava atrás de Salvador, agora se encontra com uma vantagem de 10% em relação ao PIB, quando considerados os termos relativos. Este cenário aponta para uma trajetória descendente de Salvador, que já ocupou a décima posição no ranking nacional e, lamentavelmente, continua perdendo posições.

O vereador também salienta que há uma perda tangível de valor na economia da cidade. Em um artigo recente, o professor Armando Avena apontou os problemas decorrentes dos obstáculos tributários e também da falta de atitude da Prefeitura em relação ao fortalecimento industrial da capital.

“Nós precisamos assegurar que Salvador retome o caminho de um planejamento que garanta inclusão social e a melhor forma de incluir é gerando empregos, oportunidades… não podemos viver de migalhas. Precisamos assegurar dignidade!”, defendeu ele.

FOTO: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.