Não apenas um, mas sete ETFs de futuros de Ethereum podem ser lançados na próxima segunda-feira (2) nos EUA. Três deles pertencem à ProShares, dois à Bitwise, um à VanEck e, por fim, um à Valkyrie. Ao contrário dos aguardados ETFs de Bitcoin à vista, esses fundos de Ethereum não terão exposição direta ao ETH. Ou seja, apenas acompanharão o movimento de seu preço, assim como acontece com os ETFs de futuros de Bitcoin que já existem desde 2021.
Embora esses ETFs não tenham tanto impacto nos preços, justamente por não criar uma pressão de compra, é inegável que eles ajudam a legitimar esses ativos digitais. O primeiro deles pertence à Valkyrie e é, na verdade, uma modificação de seu antigo ETF de futuros de Bitcoin. Em suma, a gestora passará a oferecer BTC e ETH dentro do mesmo ETF, agora chamado Valkyrie Bitcoin & Ether Strategy ETF (BTF).
“Hoje, o BTF começou a adicionar exposição a contratos futuros de Ether, tornando-se o primeiro ETF dos EUA a fornecer exposição a contratos futuros de Ether e Bitcoin sob um único invólucro”, comentou um porta-voz da Valkyrie à CoinDesk. Outras gestoras que aparecem com estratégias semelhantes são a Bitwise e a ProShares. Enquanto a Bitwise apresenta um ETF de peso igual entre BTC e ETH, chamado BTOP, a ProShares apresenta outro igual, o BETE, mas também um segundo, chamado BETH, onde as duas criptomoedas tem peso diferente.
Ao contrário do ETF da Valkyrie, que passou por uma modificação, estes outros produtos são novos no mercado. Seguindo, tanto a Bitwise quanto a ProShares lançarão ETFs de futuros apenas de Ethereum, chamados AETH e EETH, respectivamente. Por fim, a VanEck completa a lista com o EFUT, sendo mais uma gestora com a mesma estratégia. “Quando estiver pronto, ENTRE NO ETHER. O ETF VanEck Ethereum Strategy (EFUT) será lançado em breve.”
Foto: Moeda de Ethereum sobre nota de dólar dos EUA.