domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MIL DIAS DE GESTÃO: SAÚDE AVANÇA COM OBRAS DO 1° HOSPITAL MATERNO-INFANTIL E AMPLIAÇÃO DE ATENDIMENTOS EM SALVADOR

LUANA NEIVA - 29/09/2023 16:21 - Atualizado 29/09/2023

A rede municipal de Saúde da capital baiana avançou após diversas ações realizadas nos mil dias da atual gestão, completados nesta quinta-feira (28). Um dos destaques foi o início da implantação do Hospital Maternidade e da Criança (HMC), na Federação.

A estratégia envolveu a desapropriação do terreno e retrofit do antigo Hospital Salvador, em março passado, para receber a nova estrutura, que terá 200 leitos, entre clínicos, de UTI e Hospital Dia. A unidade vai ampliar e qualificar a atenção ao pré-natal, parto, puerpério e ao recém-nascido na cidade.

Serão disponibilizados no local serviços de urgência e emergência nas especialidades de ginecologia, obstetrícia e pediatria, além de serviços de exames e diagnóstico de média e alta complexidade. O edifício terá 12 mil m², 10 andares e 24 vagas de estacionamento, com estimativa de conclusão de obra para o primeiro semestre de 2024.

Na Atenção Primária, a capital baiana ganhou oito unidades construídas desde 2021, ofertando serviços de forma integral entre atendimentos médico, de enfermagem e odontológico, voltados à promoção, prevenção, recuperação e reabilitação das doenças mais frequentes.

Os novos postos foram UBS Vila Matos (Rio Vermelho), USF Gal Costa (São Marcos), UBS Periperi, USF Lealdina Barros (Engenho Velho da Federação), USF São Marcos II, USFs Nova Sussuarana I e II e Vale da Muriçoca. Estão em obras a USF Polêmica e o PA Ilha de Maré.

A Prefeitura de Salvador lançou em abril deste ano o projeto Saúde nos Bairros, que já acumula mais de 340 mil procedimentos e atendimentos realizados de forma itinerante em 18 localidades. Os serviços são realizados em unidades móveis que contam com uma estrutura completa de equipamentos.

Outro ponto de destaque é que o projeto leva saúde aos cidadãos que mais precisam, evitando gastos com transporte e otimizando o tempo, especialmente para trabalhadores, mães e pais de família. Além disso, foca na captação e encaminhamento de pacientes para cirurgias eletivas, diminuindo demandas represadas pela pandemia da Covid-19.

Saúde animal – Salvador terá o primeiro Hospital Veterinário público do estado. A estrutura, construída pela Prefeitura, tem previsão para ser inaugurada ainda este ano e funcionará no bairro de Canabrava.

Serão dois pavimentos (térreo e primeiro andar) numa área de aproximadamente 1,4 mil m². O equipamento prestará atendimento ambulatorial, internamento, raio X e vacina, além de exames de imagem, centro cirúrgico, entre outros procedimentos. Os tutores poderão recorrer a diversas especialidades que serão ofertadas aos pets, a exemplos de ortopedia, oftalmologia e trato reprodutivo.

Foto: Divulgação / Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.