Na manhã desta quinta-feira (28), durante a abertura do seminário “Práticas Sustentáveis: O que a Saúde pode fazer”, a Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB) concedeu a Comenda Sílio Nascimento Andrade em honra ao médico radiologista Delfin Gonzalez, fundador da renomada Delfin, referência em diagnóstico por imagem em todo o Nordeste. Entregue pelas mãos do presidente da AHSEB, Mauro Adan, o prêmio será, a partir de agora, designado anualmente pela associação a uma personalidade baiana que tenha contribuído de forma exemplar para o segmento de saúde do estado.
“A Comenda foi criada para homenagear profissionais que prestam um serviço diferenciado no segmento de saúde da Bahia. Doutor Delfin Gonzalez representa inspiração e exemplo aos empresários brasileiros e para as novas gerações, para que a gente possa perpetuar a área da saúde com sustentabilidade e inovação”, realçou Mauro Adan, presidente da Ahseb.
“Um dos casos que eu lembro da caminhada da minha profissão foi quando eu e o menino Eduardo Queiroz, e eu o chamo assim porque conheci ele novinho, trabalhávamos na época no São Rafael, éramos dois desconhecidos, sabíamos que tínhamos muita coisa ainda pela frente, e eu disse a ele, se nós conseguirmos sair do outro lado das águas, teremos provado a nossa capacidade de fazer as coisas acontecerem. E hoje eu acho que seguimos e estamos no caminho certo”, declarou Delfin Gonzalez, que recebeu a comenda ao lado das filhas Thais Gonzalez e Fernanda Gonzalez.
A comenda criada pela AHSEB traz o nome do seu fundador, Sílio Nascimento Andrade, que também fundou a Federação Brasileira de Hospitais (FBH), sendo ainda sócio-fundador da Casa de Saúde Santa Mônica e da Casa de Saúde Ana Nery. Na cerimônia que marcou a primeira homenagem concedida pela comenda, estiveram presentes os filhos de Sílio Nascimento, Cícero Andrade e José Augusto Andrade.
“É um privilégio ser filho e ter convivido com Sílio, que sempre foi um visionário, médico, psiquiatra, empresário do segmento de saúde e principalmente dirigente sindical e associativo. Era uma pessoa obstinada, que não largava os ideais e os objetivos. Na Constituinte de 88, na época presidente da FBH, teve um papel fundamental na Carta Magna para que exista a Saúde Suplementar que se fala hoje. Ele movimentou os parlamentares e os sensibilizou”, lembra Cícero Andrade.
Além do anfitrião Mauro Adan, também estavam presentes na mesa de abertura do evento o CEO da Santa Casa da Bahia Eduardo Queiroz, o chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Cícero de Andrade Rocha Filho, o presidente da Febase, Marcelo Britto, o vice-presidente da Confederação Nacional de Saúde, Pedro Westphalen, e o coordenador executivo do Planserv, João Bosco Crema.
Foto: Divulgação