Segundo reportagem do portal Auto Esporte do grupo Globo, Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD, disse, durante o evento de lançamento do novo Dolphin Plus, que a cerimônia que marca o assentamento da pedra fundamental da montadora na Bahia está programado para o próximo dia 9 de outubro. Segundo Alexandre, o aumento dos impostos não preocupa a empresa e que o governo da Bahia ainda não informou nada a respeito. A montadora está em processo avançado de assumir a fábrica que era da Ford em Camaçari (BA).
Segundo o porta-voz da empresa, após o lançamento iniciam os trabalhos. “A partir daí assumimos a fábrica e começamos o processo de reformas e adaptações”, disse. O executivo também disse que a previsão de início da produção voltou a ser o final de 2024. Há poucas semanas, a expectativa havia sido adiada para o início de 2025.
A BYD anunciou investimento de R$ 3 bilhões para a construção do complexo, que também contará com um centro de pesquisa e desenvolvimento. Segundo Baldy, na cerimônia do próximo dia 9, haverá mais anúncios de investimentos na região por parte de fornecedores. O centro promete desenvolver produtos para o mercado nacional. “Teremos o primeiro híbrido plug-in a etanol do país”, prometeu Baldy. A fábrica, no entanto, deve começar as suas atividades com a nacionalização do elétrico Dolphin e do SUV híbrido Song Plus.
Foto: Silvia Costanti / Valor