sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

NEOENERGIA APRESENTA PRIMEIRO PROJETO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR DISTRIBUÍDA NA BAHIA

Emilly Lima - 28/09/2023 18:59 - Atualizado 28/09/2023

Os moradores e empresários que atuam na área de concessão da Neoenergia no estado da Bahia poderão comprar energia com custo mais competitivo a partir da entrada em operação da primeira usina solar de geração distribuída do grupo. O empreendimento, com capacidade de geração de 3 MW, será construído nas proximidades da Usina Hidrelétrica de Itapebi, também pertencente à empresa, localizada na região do Vale do Jequitinhonha.

“Esse projeto solar de geração distribuída em Itapebi alinha-se perfeitamente com a nossa visão de negócios centrada na sustentabilidade energética. Através dessa iniciativa, ampliaremos nossas ofertas e ofereceremos maior eficiência aos nossos futuros clientes. Esse empreendimento robustece os objetivos sustentáveis do nosso grupo, otimiza a alocação de recursos, promove investimentos em energia limpa e reforça a sustentabilidade do nosso negócio. Simultaneamente, ampliaremos a nossa carteira energética, impulsionando a nossa posição no mercado”, ressalta Fernando Torga, gerente de Promoção Eólica e Fotovoltaica da Neoenergia.

Nesse projeto, denominado GD Itapebi, a energia gerada será injetada na rede da distribuidora local, beneficiando a população e empreendimentos comerciais na região. A Neoenergia tem estudado e desenvolvido centrais solares de geração distribuída, uma abordagem descentralizada que integra a usina solar diretamente à rede de distribuição dos clientes.

Com a GD Itapebi, a Neoenergia inaugura uma nova era no desenvolvimento das energias sustentáveis no Brasil com um conceito inovador de aproveitamento de sítios e integração entre as áreas. Esse modelo poderá ser aplicado em outras centrais hidrelétricas do grupo.

“A implantação da usina reforça o papel como líder no setor energético. Essa abordagem, não apenas ampliará nossa capacidade de geração, mas também nos permitirá otimizar em escala locacional o uso de recursos naturais e reduzir nossa pegada de carbono, alinhando-nos com as metas de sustentabilidade e ESG. A Neoenergia está comprometida em desenvolver soluções que contribuam para a preservação do meio ambiente e para o avanço de uma economia de baixo carbono. A implantação da usina solar em nossa usina hidrelétrica reflete nosso compromisso contínuo com a inovação tecnológica e com a busca de oportunidades que impulsionem o crescimento sustentável”, declara Márcio Manus, gerente de Engenharia Civil e Novos Negócios da Neoenergia.

Foto: Neoenergia/Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.