segunda, 17 de junho de 2024
Euro 5.82 Dólar 5.4259

IBAMETRO REPROVA CAMARÃO E AZEITE DE DENDÊ NA OPERAÇÃO COSME E DAMIÃO

João Paulo - 28/09/2023 07:02

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) divulgou o resultado da operação de fiscalização intensiva focada nos produtos essenciais para os tradicionais carurus de setembro em homenagem a Cosme e Damião. A operação teve como objetivo assegurar que os consumidores recebam produtos com o peso correto durante os festejos religiosos.

Durante o período de 20 a 26 de setembro, os fiscais do Ibametro percorreram supermercados, feiras e mercadinhos de bairro para avaliar a conformidade dos produtos amplamente utilizados na preparação desses pratos tradicionais. Entre os itens fiscalizados estavam o azeite de dendê, o camarão seco, leite de coco, quiabo, abará, acarajé, balas, castanha e amendoim.

De um total de 45 produtos submetidos à verificação metrológica, dois deles foram reprovados por apresentarem peso abaixo do tolerado pelas normas vigentes. O azeite de dendê e o camarão seco foram os produtos que não atenderam às especificações de peso estabelecidas, representando 5% do total verificado.

O diretor-geral do Ibametro, Thales Dourado, enfatizou a importância dessa fiscalização para garantir que os consumidores recebam produtos com as quantidades corretas, evitando prejuízos financeiros durante os festejos religiosos. “Nossa missão é proteger também o bolso do consumidor, garantindo que os produtos estejam de acordo com o que é indicado nas embalagens”, afirmou o diretor.

Cabe ressaltar que, caso qualquer consumidor desconfie de irregularidades nos produtos, o Ibametro disponibiliza o número da Ouvidoria para denúncias: 0800-0711888.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.