“Trazendo a espiritualidade para a saúde” é o tema da palestra da médica oncologista Clarissa Mathias que abre amanhã (28) o seminário “Práticas Sustentáveis: O que a Saúde pode fazer” da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB) no Edf. Mundo Plaza Business Center, voltado para diretores, gestores e profissionais que atuam em diferentes posições da área de saúde. A ideia do evento, que acontece das 7h30 às 17h30, é debater sobre uma visão moderna e ampliada das práticas sustentáveis aplicadas dentro da saúde, seja para o trabalhador, o paciente, o meio ambiente e todo o ecossistema que está em volta.
A programação incluirá palestras, painéis, apresentação de cases e debates pautados na conscientização da sociedade sobre a importância da sustentabilidade e do papel das instituições de saúde de desenvolver e implementar práticas de negócios que alinhem seu propósito com soluções que impactem positivamente nos critérios Ambientais, Sociais e de Governança (ESG). O evento é voltado para congregar diretores, gestores e profissionais que atuam em diferentes posições da área de saúde.
O painel da manhã continua com a palestra “Como enfrentar os novos desafios do trabalho”, mediada por Luiz Edmundo Rosa, Diretor de Desenvolvimento de Pessoas da ABRH Brasil e Membro do Comitê Organizador do Centro de Referência Einstein de Saúde Mental e Bem-Estar. Anaísa Lübeck Carlini entra então para falar de “Gestão estratégica da saúde corporativa” e, depois, Adriana Heringer conclui o primeiro painel exibindo o Case Mater Dei de Saúde, explicando sobre a aplicação do ESG na saúde.
Já no turno vespertino, destaca-se a apresentação do Case Hospital Municipal de Salvador por Fernando Andrade de Lira, Engenheiro de Meio Ambiente da Santa Casa da Bahia, que vai informar acerca da aplicação de práticas sustentáveis em um hospital público. Arquitetura sustentável na Rede Sarah de hospitais, descarte de medicamentos e estratégias de sustentabilidade no setor da saúde também serão temáticas abordadas ao longo da tarde. Por fim, Jaime Seabra Lima, Diretor Executivo do Laboratório LPC, fica responsável por moderar o segundo e último debate da programação.
“A saúde pode fazer muito. O segmento de saúde significa 10% do PIB do nosso estado e, além disso, influencia diretamente na vida das pessoas e nas condições de trabalho. O que nós esperamos é trazer uma visão moderna e ampliada das práticas sustentáveis aplicadas dentro da saúde, seja para o trabalhador, o paciente, o meio ambiente e todo o ecossistema que está em volta. Ao falar de sustentabilidade, estamos falando sob uma ótica mais ampla, com visão de futuro das organizações de saúde, que são instituições perenes, que têm muitos anos de atuação no mercado”, afirma Mauro Adan, presidente da Ahseb.
Com uma equipe de especialistas renomados, o seminário “Práticas Sustentáveis: O que a Saúde pode fazer” da Ahseb tem como principais pilares geração de valor, sustentabilidade, inclusão, equidade e inovação. A missão é compartilhar experiências e refletir sobre novos rumos e adequações necessárias nos negócios em saúde para uma atuação sólida e efetiva em prol do coletivo. Ao final de cada turno, um painel de debate será aberto para participação do público presente.
Fotos: Divulgação