Segundo informações do site Infobola, do matemático Tristão Garcia, após a 29ª rodada da Série B do Brasileiro que terminou, na noite desta segunda-feira, o Vitória tem 92% de chance de acesso a primeira divisão em 2024. Outro Leão nordestino, o Sport tem 72% de chance de acesso. Logo na sequência, vêm Novorizontino (59%), Juventude (55%) e Guarani (54%), que estão separados por apenas um ponto na tabela.
No outro extremo, a disputa fica mais concentrada na 17ª posição, com os três últimos colocados cada vez mais próximos da queda para a Série C do Brasileiro. Enquanto o Tombense tem 82% de risco de cair, Londrina e ABC têm 98% e 99% de probabilidade de queda, de acordo com Tristão García. Um pouco mais acima, está a Chapecoense, que fecha o Z-4 com 28 pontos. A Chape tem 59% de riscos de rebaixamento, contra 32% do Avaí, que soma dois pontos a mais na tabela.
O único time considerado neutro na Série B é o Botafogo-SP, que não aparece nos números nem nas chances de acesso, nem nas de queda. O Pantera ocupa a 12ª posição com 39 pontos conquistados. Do Ceará, 11° colocado, para cima, todos têm chances de acesso, segundo Tristão Garcia. O Vozão consta com 1% de probabilidade de retornar à elite nacional. O Vitória lidera com 92%. Confira abaixo as chances de subir destes 11 times.
O site Infobola aponta oito times com chances de cair para a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. Enquanto o cenário parece irreversível para os três últimos colocados, ainda há uma briga forte para fugir da 17ª posição, a primeira dentro da zona de rebaixamento.
Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press