Reta final das série A e B e chegou a hora dos cálculos para o futebol baiano. A pergunta que roda nas ruas da capital é a seguinte. Vamos ter Ba x Vi no brasileirão em 2024 ? A resposta só será conhecida no final de novembro, no dia 22, quando irá terminar a primeira divisão. O Bahia vai precisar muito do apoio da sua torcida para conseguir se manter na elite nacional. Nesse momento, o time baiano é o primeiro da zona de rebaixamento com 25 pontos e tem mais de 40% de chance de cair ( Veja aqui). Goiás com 26 e Vasco com 26 estão uma posição acima. O Santos com 24 pontos está uma abaixo. Esse pelotão deve brigar para ficar na primeira divisão.
As próximas rodadas serão decisivas. O Bahia encara o Flamengo no Rio de Janeiro no próximo domingo, depois tem o Goiás, confronto direto no Serra Dourada. Depois pega o Internacional e o Fortaleza na Fonte Nova. O Santos encara confronto direto contra o Vasco na Vila Belmiro, com torcida, depois tem o Palmeiras fora e o Red Bull Bragantino em casa e o Internacional fora. O Vasco encara o Santos depois tem o São Paulo e o Fortaleza em casa e o clássico contra o Flamengo fora. O Goiás tem o Botafogo fora, depois o Bahia em casa, São Paulo em casa e o Cuiabá fora.
Em média, um time para escapar do rebaixamento precisaria dos 45 pontos. O tricolor e seus adversários tem 42 pontos para disputar daqui para frente na competição. Sendo que o Bahia tem sete jogos na fonte nova, contra: Internacional, Fortaleza, Fluminense, Cuiabá, Atlético-PR, São Paulo e Atlético Mineiro. Fora de Casa o Bahia tem Flamengo, Goiás, Cruzeiro, Palmeiras, Grêmio Corinthians e América Mineiro. São 21 pontos possíveis na fonte e 21 possíveis fora. O Bahia com os 25 atuais se vencer todas em casa chegaria aos 46 e teoricamente se livraria do rebaixamento.
Veja a Tabela do Bahia e de seus adversários
BAHIA
VASCO
GOIÁS
SANTOS
Do outro lado a situação do Vitória é mais confortável. O time baiano tem 92% de chance de subir segundo site infobola (Veja aqui). O time de Léo Condé tem a melhor campanha da segunda divisão, com 55 pontos. Seguido por Sport com 53, Novorizontino com 51, Juventude com 50, Guarani com 50 e Criciúma com 48. Nos próximos jogos o time baiano tem muitos confrontos diretos, porém a torcida será decisiva para as partidas no Barradão. Veja a Tabela do Vitória
VITÓRIA
Foto: Crédito: Foto: Arena Fonte Nova/Divulgação