Em alusão ao Dia Nacional dos Surdos, o Grupo Mães de Surdos Unidas realiza na próxima terça-feira (26), a palestra “Uma reflexão acerca da educação para os surdos”. A atividade acontece às 14h, no auditório do Ed. Bahia Center – Anexo da Câmara Municipal de Salvador, no Centro. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade permanente de um intérprete de Libras nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino, que conta com cerca 100 alunos surdos. Por outro lado, são 33 intérpretes.
Atualmente, esses profissionais estão atuando em regime de contratação temporária, que está prestes a se encerrar em novembro. As mães temem que o contrato não seja renovado e as crianças fiquem sem suporte. “O ideal mesmo seria a abertura de um concurso público para contratação dos intérpretes ”, pontuou Ticiana Barbosa, presidente do Grupo Mães de Surdos Unidas. O evento gratuito vai reunir mães de crianças e adolescentes surdos, pedagogos e demais profissionais da educação. A palestra será ministrada pela mestre em Educação e psicopedagoga com especialização em Educação Especial e em Linguagem, Patrícia Rocha Rodrigues.
Ela vai discorrer obre os avanços educacionais que os estudantes surdos apresentaram com o apoio dos intérpretes educacionais de Libras nas escolas municipais da cidade. Além disso, representantes do Grupo Mães de Surdos Unidas vão relatar os desafios enfrentados para o desenvolvimento escolar dos pequenos, sem o suporte do intérprete.
SERVIÇO
Evento: Dia Nacional dos Surdos – Lutas e conquistas
Palestra: “Uma reflexão acerca da educação para os surdos”
Data: 26/9, das 14h às 17h
Local: Auditório do Ed. Bahia Center – Anexo da Câmara Municipal de Salvador (Rua Ruy Barbosa, 23 – Centro)
Entrada franca