domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CASA DO BENIN EMPRESTA PEÇA PARA EXPOSIÇÃO ENSAIOS PARA O MUSEU DAS ORIGENS EM SÃO PAULO

Victoria Isabel - 22/09/2023 08:05

A Casa do Benin, localizada no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador, emprestou a peça “Ikoko” para a exposição Ensaios para o Museu das Origens, resultado de uma parceria entre o Itaú Cultural e o Instituto Tomie Ohtake. A exposição estará em exibição em São Paulo até 28 de janeiro do próximo ano.

Produtor cultural e gestor da Casa do Benin, Igor Tiago Gonçalves explicou como surgiu o convite da curadora Izabela Pucu. “No ano passado, a curadora Izabela visitou nossa casa e explicou sobre a possível exposição, visitando também outros equipamentos culturais em Salvador para conseguir empréstimos de peças”, disse.

Segundo o produtor, a peça “Ikoko” simboliza união, fraternidade, força de vontade, companheirismo e trabalho em conjunto. “Para nós, é uma alegria perceber que a Casa do Benin está chegando nesses lugares, perceber que as pessoas estão entendendo o significado daquele acervo. É uma alegria que a Casa esteja nesse hall. Estamos trabalhando para que a Casa do Benin seja cada vez mais reconhecida como um equipamento que salvaguarda um acervo de extrema importância para a cultura”, completou o produtor.

Izabela Pucu, curadora do Ensaios para o Museu das Origens, enfatizou a importância da peça do espaço cultural soteropolitano na exposição. “A Ikoko é muito significativa e sintetiza a ideia de uma comunidade possível a partir das quebras de hierarquias culturais brasileiras”, apontou.

Ela também destacou que o projeto de fundação da Casa do Benin faz parte da exposição, trazendo contexto à revitalização do Centro Histórico de Salvador, valorizando a cultura popular. Além dela, a mostra tem curadoria geral de Paulo Miyada, curadoria adjunta de Ana Carolina Roman e os curadores convidados Daiara Tukano e Thiago de Paula.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.