O lutador brasileiro Alex ‘Poatan’ Pereira foi escalado para disputar o cinturão dos meio-pesados (até 93 kg) do UFC contra o tcheco Jiri Prochazka. O combate está previsto para 12 de novembro, pela luta co-principal do UFC 295. Em caso de vitória, Poatan poderá atingir um feito histórico dentro da maior organização de MMA do mundo. Com apenas 10 lutas na carreira e seis no UFC, o brasileiro terá a oportunidade de afivelar seu segundo cinturão de campeão.
Logo em sua quarta luta dentro da organização, Alex Pereira enfrentou e nocauteou o nigeriano Israel Adesanya, ex-campeão dos pesos-médio (até 84 kg) e rival do brasileiro nos tempos de kickboxing, sendo campeão pela primeira vez. Na revanche, Poatan foi derrotado por Adesanya, mas, por conta da dificuldade em fazer o corte de peso, o brasileiro optou por subir para a categoria de cima. Em sua primeira luta com 93 quilos, Alex Pereira venceu o polonês e ex-campeão da categoria, Jan Blachowicz, por decisão dividida. O combate contra Prochazka será apenas a segunda como meio-pesado.
O card do UFC 295 será encabeçado por outra disputa de cinturão, mas no peso-pesado (até 120 kg). Considerado o maior atleta da história da organização, Jon Jones defende o título contra o ex-campeão Stipe Miocic. Uma luta entre as brasileiras Jéssica Andrade e Mackenzie Dern ainda completa o card principal do evento que promete ser um dos maiores de 2023.
Foto: Jeff Bottari | Zuffa